Catalisa Corporate Summit Rio 2022 promove Inovação Aberta
Em busca por aumentar a competitividade e fortalecer o posicionamento no mercado, empresas de todos os portes estão investindo na busca por novas soluções para seus modelos de negócios. O modelo de Inovação Aberta surgiu como uma forma de criar valor e permite que médias e grandes empresas desenvolvam canais especializados de acesso a empreendimentos inovadores e startups. Como forma de contribuir para esse modelo inovador, o Sebrae oferece um programa nacional: o Catalisa Corporate. No Rio, por dois dias, o Sebrae realiza segunda edição do evento Catalisa Corporate Summit Rio 2022, gratuito e totalmente online, que visa promover conhecimento sobre o assunto e aproximar grandes e pequenas empresas dos diversos players do ecossistema de inovação.
As inscrições estão abertas no link: https://sites.rj.sebrae.com.br/inscricao/catalisa-corporate.
“Este modelo de inovação permite que médias e grandes empresas desenvolvam canais especializados beneficiando as micro e pequenas empresas, além de promover a inovação aberta como estratégia de encadeamento produtivo tecnológico e maximizando o acesso às tecnologias emergentes e modelos de negócios inovadores, contribuindo para a inovação na cadeia de valor empresarial”, explica o gerente de Grandes Empreendimentos do Sebrae Rio, Renato Regazzi.
PAPEL ESTRATÉGICO
Estudos apontam que a competitividade empresarial não se reduz apenas a atuação da empresa individualmente, mas é o resultado da eficiência da cadeia de valor ou aglomerado. Isto inclui também a atuação em Aglomerados e Clusters, que têm como principal foco e objetivo desenvolver a competitividade estrutural das regiões por meio da promoção da cooperação e do estímulo ao intercâmbio de conhecimento da sua governança, que inclui instituições tecnológicas. Conjuntamente, poderão dar aproveitamento aos investimentos estruturais (públicos e privados) e de interesse comum.
As organizações estão se valendo, cada vez mais, das inteligências geradas fora do seu contexto tradicional de pesquisa e desenvolvimento. “Governos em todo o mundo têm se preocupado em gerar indicadores de Ciência, Tecnologia & Inovação – CT&I para subsidiar tomadas de decisão relativas a políticas científicas, tecnológicas e de inovação, que, comprovadamente, são as responsáveis pela aceleração e crescimento do PIB de muitos países”, revelou Regazzi.
O Catalisa Corporate tem um papel estratégico de contribuir na identificação e na catalisação destes players de mercado e também, na identificação dos principais gargalos tecnológicos que emperram o desenvolvimento das empresas e de toda a sua cadeia produtiva.
“Soma-se a isso, a atuação estratégica do Programa Nacional do Sebrae – Conexões Corporativas, que é uma linha de ação do Sebrae que tem por objetivo promover a competitividade dos pequenos negócios nos ecossistemas corporativos, tendo em vista contribuir com a melhoria do desempenho dos pequenos negócios no relacionamento com médias e grandes empresas, por meio das estratégias de Encadeamento Produtivo e Inovação Aberta Corporativa”, acrescentou Sérgio Malta, diretor do Sebrae Rio.
O EVENTO
A segunda edição do Catalisa Corporate Summit Rio tem apoio da Plataforma World Labs (Catalisa Hub). A proposta de realização do evento visa a geração de novas relações comerciais com empresas de tecnologia e que possam acelerar a maior competitividade e produtividade das pequenas, médias e grandes empresas. Além disso, visa também fortalecer as relações de colaboração da sua governança que apoia o desenvolvimento de territórios e de polos competitivos, incluindo os parques tecnológicos, clusters, arranjos produtivos, dentre outros.
Confira a programação:
24/05
14h – Abertura institucional e boas-vindas
14h30 – Painel 1: Como a inovação pode acelerar o crescimento e o desenvolvimento da sua empresa – Pós Nrf 2022 (A maior feira de varejo do mundo – tendências para o varejo)
Convidados:
Renato Regazzi – Gerente de Grandes Empreendimentos do Sebrae Rio
Ladmir Carvalho – Presidente da Alterdata
Anderson Gobbi – Head de Estratégia Global da Microsoft
Mediador: Julio Cezar Rezende de Freitas – Diretor de Produtos e Atendimento do Sebrae Rio
16h – Painel 2: Como o tripé da ESG vem ajudando as empresas a inovar sendo mais sustentáveis?
Convidados:
Renato Perlingeiro – Coordenador da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional
Cássio Garkalns – Consultor especialista em estratégias de sustentabilidade e ESG
Leonardo Amodio – Gerente de Gestão Ambiental da Globo
Cases de sucesso MPE
Mediador: Renato Regazzi – Gerente de Grandes Empreendimentos
25/05
14h – Painel 1: Como as grandes empresas vêm utilizando os mecanismos e subsídios de Inovação Aberta, para alavancar oportunidades de projetos de P&D com apoio das MPE inovadoras?
Convidados:
Fábio Stalivieri – Embrapii
Olinda e Renata Ramalhosa – Beta-i
Maíra Campos – Coordenadora de P&G do Sebrae Rio
Mediadora: Lindália Junqueira – Idealizadora do Hackin Rio
15h30 – Painel 2: Como as relações entre as MPE e grandes empresas podem favorecer a inovação, o desenvolvimento empresarial e novos negócios?
Convidados:
Rafael Castro – Coordenador do Programa Catalisa do Sebrae Nacional
Daniele Colombari – especialista em inovação aberta da Medsênior
Mediadora: Vanessa Cohen – Analista da Coordenação de Encadeamento Produtivo do Sebrae Rio
16h30 – Painel 3: Pré-lançamento do projeto ecossistema de Saúde
Convidados:
Cláudio Tangari – Assessor de Inovação do Senac
Renato Regazzi – Gerente de Grandes Empreendimentos do Sebrae Rio
Mediadora: Renata Gobert – Gerente de Inovação do Senac