quarta-feira, janeiro 26, 2022
InícioItaguaíCadastro Ambiental Rural pode ser preenchido gratuitamente para proprietários da região

Cadastro Ambiental Rural pode ser preenchido gratuitamente para proprietários da região

O Conselho Comunitário de Mazombinha e Rio Preto (CCMRP), em parceria com o Parque Estadual Cunhambebe, vai disponibilizar o preenchimento gratuito do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para proprietários da região. A apresentação do cadastro é obrigatória e exigida para a regularização da propriedade rural. Ele poderá ser feito nos dias 21 e 23 de agosto de 2019, das 14h às 18h, na sede do Conselho.

O Cadastro Ambiental Rural é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental.

O CAR é uma ferramenta importante para auxiliar no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas, fomentando a formação de corredores ecológicos e a conservação dos demais recursos naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental, sendo atualmente utilizado pelos governos estaduais e federal.

Veja mais de:
Matérias relacionadas
- Advertisment -

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!