Assessoria esportiva de Itaguaí é destaque em ultramaratona nacional
Atletas da Valverde Corridas se destacam e conquistam pódios em todas as modalidades da 5D Ultramarathon
O feriado foi de superação para os 38 atletas da assessoria esportiva Valverde Corridas. O grupo participou da primeira edição da 5D Ultramarathon, uma ultramaratona de montanha que percorreu os cinco distritos de Valença, no interior do Rio de Janeiro entre os dias 18 e 21 de abril. Fundada pelos irmãos e treinadores itaguaienses Márcio e Marcelo Valverde, a Valverde Corridas foi a maior assessoria presente na prova. A equipe conquistou pódios em todas as modalidades disputadas.

Entre os destaques, os próprios treinadores completaram os 220 km da ultramaratona em quase 50 horas de corrida. Nos 80 km, Vitor Hugo foi o campeão geral masculino, enquanto Vandinha Brasil venceu entre as mulheres. Fernanda Venture conquistou o 3º lugar geral feminino na mesma distância, e a equipe também levou nos 21 km e 10 km.
Sonho que virou projeto, projeto que virou referência
A Valverde Corridas nasceu em Itaguaí durante a pandemia de COVID-19, quando os irmãos Márcio e Marcelo Valverde decidiram transformar o cenário de isolamento em oportunidade. Apaixonados por corrida e motivados a incentivar a prática esportiva mesmo em meio à quarentena, criaram uma equipe de corrida virtual com desafios online pelas redes sociais. A iniciativa ganhou força e, em 2023, o que era um projeto informal se tornou uma assessoria esportiva profissional.
Hoje, a assessoria já soma mais de 100 atletas treinando sob suas orientações, espalhados por 8 estados brasileiros, além de países como Portugal, Bolívia e Alemanha. Uma dessas atletas é Vandinha Brasil, a primeira aluna a integrar a equipe dos irmãos. “Quando ninguém acreditava, eles disseram que eu tinha condições e me levaram para minha primeira ultramaratona. A Valverde é uma família que acolhe, treina e acredita na gente”, destacou.
Para Márcio Valverde, o desempenho da equipe na ultramaratona comprova a seriedade de um trabalho em ascensão. “Um reconhecimento como esse, em uma prova de nível nacional, concorrendo com atletas de outros países, é muito importante para dar continuidade e credibilidade ao nosso trabalho como treinadores”, afirmou.
Leia mais: Projeto de dança de Itaguaí participa de Festival “Vem Dançar”