CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

Assédio Moral – Direito Atual 29/11

Dra. Luanda Naiara

O Assédio Moral é, infelizmente, uma prática corriqueira em muitas empresas e repartições públicas, apesar de ser uma matéria legislada, pode ser difícil de ser comprovada tal prática pois, na maioria dos casos, ou os colegas de trabalho temem serem perseguidos caso se pronunciem ou sejam testemunhas do ato ou o ato ocorre de forma velada, escondida.

A exposição de um indivíduo, durante a duração da sua jornada de trabalho, a situações humilhantes, constrangedoras, repetitivas e prolongadas, é o que caracteriza o Assédio Moral, mas isso pode ocorrer na frente de outras pessoas ou de forma que apenas o constrangido perceba.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Num país vindo de uma cultura escravocrata tão enraizada os trabalhadores deveriam se unir, assim estariam protegidos pois qualquer ilícito precisa que seja comprovada a materialidade do ato.

A agressão, nesses casos, costumam ser no âmbito da psiquê do trabalhador, fazê-lo sentir-se constrangido e incapaz é a pior forma de se liderar uma equipe.

Os índices de depressão por motivo de assédio e maus tratos devido ao trabalho/função são altíssimos. Um profissional desestimulado e maltratado dificilmente terá a mesma eficiência que um profissional em que se é respeitado a sua integridade psíquica e psicológica.

No Brasil os Policiais Militares e os profissionais da educação são as categorias que mais sofrem com depressão oriunda de diversos motivos, dentre eles o assédio moral. O que é gravíssimo, pois a população precisa que esses profissionais estejam 100% aptos para exercer suas funções, que são de suma importância para o país.

Seria trágico nos deparar com um policial armado que não tem condição psicológica de sequer estar nas ruas, assim como seria terrível para as gerações futuras ser acompanhando, durante toda infância, por profissionais sem perspectiva de bons tratos de seus superiores.

E isso é uma epidemia nacional, é algo que atinge a todos. Mesmo quem não se encontra sofrendo assédio moral pode ser prejudicado pelo fato de alguém estar sendo assediado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com