quarta-feira, maio 18, 2022
InícioItaguaíArtesãos de Itaguaí participam do Primeiro Congresso Estadual de Artesanato

Artesãos de Itaguaí participam do Primeiro Congresso Estadual de Artesanato

Cidade possui mais de 400 artesãos cadastrados, que visam o desenvolvimento do setor no município

A Cooperativa de artesãos de Itaguaí participou, na quinta-feira (27), do Primeiro Congresso Estadual de Artesanato. Esse foi evento oficial número um da Federação de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro (Faerj). O congresso aconteceu na sede da Fecomercio, no bairro do Flamengo no Rio de Janeiro.

Os artesãos itaguaienses receberam apoio da Secretaria Municipal de Transportes que cedeu uma van para levar ao evento cerca de dez artesãos da cidade para o congresso, cujo objetivo nesta primeira edição era apresentar a estrutura da federação para as instituições públicas e privadas ligadas ao setor do artesanato. A Faerj apresentou temas relevantes para o desenvolvimento do artesanato do Estado do Rio de Janeiro, nas esferas municipais, estadual e nacional.

Desta forma a Faerj, com o Primeiro Congresso de Artesanato do estado do Rio de Janeiro, cumpre uma exigência institucional da Confederação Nacional do Artesanato – Conart e do Programa do Artesanato Brasileiro – PAB para debater com os artesãos e associações do estado temas que serão de fundamental importância para o desenvolvimento social, cultural e econômico do artesanato do estado.

AUSÊNCIA 

Itaguaí possui mais de 400 artesãos cadastrados e o lançamento da Cooperativa de Artesãos da cidade, que aconteceu recentemente, visa fortalecer as atividades do setor e buscar mais apoio governamental .

Foram convidadas para participar deste debate: Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Sebrae RJ, e  a Agência de Fomento do Rio, a AgeRio. Os artesãos de Itaguaí afirmam que a Secretaria de Educação e Cultura do município também recebeu um convite. “Infelizmente, a Secretaria de Cultura, embora convidada, não se fez presente. As demais secretarias de outros municípios se fizeram representar”, lamenta Pedro Lodi, membro da Cooperativa de Artesãos de Itaguaí.

Veja mais de:
Matérias relacionadas

Mais lidas

error: O conteúdo está protegido!