Alexandre Valle deixa o cargo de secretário estadual de Educação
Ao renovar o primeiro escalão do governo do estado, o governador Cláudio Castro manteve alguns nomes e trouxe outros para a composição do secretariado. Alexandre Valle (PL) – conhecido dos itaguaienses por ter sido secretário municipal de Comércio, Indústria e Desenvolvimento Econômico e por ter sido candidato a prefeito duas vezes – não continuou no cargo de secretário na Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seeduc).
Ele foi substituído por Patrícia Reis, que foi superintendente de Gestão de Pessoas da pasta até 2022 e atuou em diversas escolas da rede estadual.
A nova secretária, graduada em Ciência da Computação e em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá, é profissional de carreira da secretaria há 35 anos.
Valle, que é ex-deputado federal pelo PL, tornou-se secretário em 3 de junho de 2021. Ele havia assumido no lugar de Comte Bittecourt.
Antes, Alexandre ocupou a presidência do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem-RJ) entre agosto de 2019 e junho de 2020.
REALIZAÇÕES
Durante sua gestão como secretário estadual de Educação, Valle implementou em Itaguaí, no Colégio Estadual José Maria de Brito, uma imersão escolar voltada para o idioma e a cultura japonesa de um modo geral.
O projeto foi uma iniciativa da Seeduc, que já havia protagonizado experiências do gênero em parcerias firmadas com representações consulares de países como Alemanha, China, Espanha, Estados Unidos, França, México, Rússia e Turquia.
Também durante a sua gestão a educação estadual desenvolveu um novo modelo de ensino por meio de aulas lúdicas, com a introdução de jogos populares, como damas e dominó, a fim de despertar o senso crítico e reeducação financeira dos estudantes, como informou na ocasião a assessoria da Seeduc.
Também foi um projeto durante a gestão de Valle a implementação do projeto Escolas de Novas Tecnologias e Oportunidades (E-Tec´s). Consiste nas mudanças na estrutura física e pedagógica de 50 Cieps fazem parte do pacote de investimentos realizados pela Seeduc para melhorar a qualidade do ensino público fluminense, com benefícios para 24 mil estudantes da capital e do interior do estado.
O conceito das E-Tec´s é produzir uma ampla reforma que vai além dos benefícios tecnológicos. Por isso, de acordo com o projeto, todas as unidades que sofrerem melhorias passam a ser sustentáveis, recebem painéis solares e são equipadas com sistema de reuso de água, coleta seletiva de lixo, horta comunitária e composteira que reforçam a alimentação dos estudantes e de suas famílias.
Além disso, faz parte do projeto que as escolas contem internet de alta qualidade, lousas digitais e áreas destinadas às atividades de produção audiovisual, as chamadas “salas makers”: ambientes que incentivam a criatividade, o estudo por projetos que aproximem os alunos do mundo do trabalho.
Em Itaguaí, a Seeduc implantou a 10ª E-Tec no dia 8 de setembro de 2022, no Ciep 498 – Irmã Dulce (na Avenida Pastor Antônio Antunes da Rocha, nº 1, em Chaperó). Cerca de 600 estudantes do Ensino Médio foram beneficiados com ambientes de aprendizagem mais modernos e inclusivos.
Na ocasião, Alexandre Valle disse: “Estou muito feliz em proporcionar aos estudantes de Itaguaí as Escolas de Novas Tecnologias e Oportunidades (Etec). Tenho muito carinho pela cidade que escolhi para morar. Essas escolas representam uma nova realidade”.
O ATUAL procurou o ex-secretário para ele comentar sobre a sua gestão à frente da secretaria estadual e dizer quais são os seus próximos planos, mas ele não atendeu às ligações.