Acordo em prol da qualificação
Durante um encontro realizado na segunda-feira (17), o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Mangaratiba, Pedro Lemelle, alinhavou com representantes do Senai a celebração de um termo de cooperação técnica destinado a favorecer a população com qualificação através dos cursos oferecidos pelo Senai. O objetivo é formar o maior número possível de profissionais em Mangaratiba para que tenham acesso às oportunidades de emprego que são disponibilizadas constantemente nas áreas portuárias, siderúrgicas e do setor metal mecânico da região, setores em que a maior parte das oportunidades exigem profissionais tecnicamente qualificados.
Representando o Senai e o Sebrae participaram do encontro o consultor técnico Washington Luiz da Cruz e o analista de desenvolvimento Bruno Magalhães, com quem Lemelle acertou detalhes da futura parceria. Segundo o secretário, a Prefeitura de Mangaratiba está apoiando todas as tratativas inerentes ao fomento da qualificação da mão de obra. “Temos o entendimento de que a formação dos jovens de Mangaratiba e a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho formal são os principais caminhos para a construção da cidadania e do desenvolvimento socioeconômico”, festejou Lemelle.
Parceria para alavancar a economia da cidade
Também na segunda-feira (17), o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Pedro Lemelle se reuniu com a coordenadora do Sebrae da Região da Costa Verde, Patrícia Rocha M. Neves, para alinhar parceria e propor projetos que irão alavancar a economia da cidade. O encontro também serviu para estreitar relacionamentos com municípios vizinhos, habitados por grandes empresas compradoras. A parceria visa envolver associações comerciais e a CDL, para que todos estejam alinhados e focados nos mesmos objetivos.
A implementação da Lei Geral da micro e pequena empresa no município, que fomenta o desenvolvimento e a competitividade, a instalação da sala do Empreendedor para atenção aos MEI´s e a formação e a qualificação da cadeia de fornecimento de Mangaratiba para atender ao poder público e a iniciativa privada, além da elaboração de políticas públicas para o incentivo à economia local, são tratadas como prioridades.
O secretário destaca que é de fundamental as parcerias. “Com isso vamos ajudar o município a crescer ordenadamente e em conformidade com as premissas da Lei Geral que incentivam e favorecem as micros, pequenas empresas e ao empreendedor individual, pois são fortes geradores de trabalho e renda”.