Aciapi propõe soluções às dificuldades enfrentadas com filas na Caixa
O sistema problemático disponibilizado pela Caixa Econômica Federal para cadastramento no auxílio emergencial – aprovado pelo senado no final do mês de março – vem provocando diversos tipos de problemas que ainda não foram resolvidos. Nas últimas semanas, a agência da Caixa em Itaguaí amanheceu com filas enormes, provocando grande aglomeração por vários dias em meio a pandemia de coronavírus. As filas fizeram o sistema de saque do benefício se tornar algo complicado, já que o código gerado pelo aplicativo da Caixa é válido por apenas 2 horas.
Com esse cenário, o presidente da Aciapi, Tadashi Tani, em parceria com a prefeitura e a Caixa Econômica Federal, propôs o fechamento da Rua Moisés Abraão – ao lado da agência – para instalação de uma estrutura auxiliar, com tendas, cadeiras e banheiro químico. A proposta foi levada à frente, e nessa sexta (8), teve início o funcionamento da estrutura, onde foi feita a desinfecção do local e distribuição de álcool em gel e máscaras. Segundo Tadashi, a estrutura tem como objetivo dar início a uma fila mais humana e solidária. Foram instaladas duas filas de cadeiras, uma preferencial, e outra normal, além dos banheiros para poder atender a essas pessoas.
“Em parceria com a Associação Comercial (Aciapi), com a Caixa Econômica Federal, e outras empresas parceiras, já estamos dando início a uma fila mais humana e solidária para todos aqueles que estão vindo buscar a ajuda dada pelo governo”, Tadashi Tani, presidente da Associação Comercial, Industrial e Agro-Pastoril de Itaguaí
Aplicativo gerador de senha
O aplicativo ‘Caixa Tem’ – que gera o código – é cheio de obstáculos, e assim, perfis na internet tentam contornar a situação com métodos “alternativos”, que vão desde uma sequência de ações no caixa eletrônico, até preenchimento de fichas que excluiriam a necessidade da senha de acesso.
No município, vários cadastrados se mantêm com o status “em análise” desde o dia 23 de abril, mesmo após esses cadastros terem sido refeitos. Já para outros, o aplicativo apresenta o status “inconclusivo”, o que só aumenta o nível de preocupação. Há também reclamações onde é citado problemas com a atualização e fila de espera do aplicativo, recadastramento de CPF e verificações de segurança.
A Caixa reforça que o resultado da solicitação do benefício é mostrado pelo aplicativo, não sendo necessário ir até uma agência.