CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

Abertura de empresas: veja os números de Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica

Nesta semana, a Jucerja (Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro) divulgou um início de 2023 promissor do ponto de vista da abertura de novas empresas, inclusive, com a segunda melhor marca da história. Diante desta informação, o ATUAL consultou o órgão sobre os números que ajudaram a movimentar a economia dos municípios de Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica nos últimos anos.

O recorte aqui é um comparativo entre os meses de janeiro em 2021, 2022 e 2023 – quando o estado teve seus melhores resultados, segundo a Jucerja. E o que se pode observar é que os números destas cidades são modestos – principalmente, se confrontados com os de outras – e ainda sofreram com oscilações. E o curioso é que a pandemia de Covid-19 assustava muito mais dois anos atrás.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outra observação importante é que os números abaixo representam apenas o que a Jucerja chama de constituições, ou seja, a criação de novos CNPJs. Abertura de filiais e inscrição de transferência (entre cidades) não entraram na contagem. São índices que também significam a criação de novos negócios no estado – e consequentemente abertura de vagas de emprego e movimentação na economia –, mas representam fatias bem menores neste total.

ITAGUAÍ

Em janeiro de 2021, foram 22 novas companhias. No mesmo mês do ano seguinte, o desempenho foi semelhante, com 23, porém, caiu para 16 em 2023.

MANGARATIBA

Aqui, janeiro de 2021 teve nove empresas novas. Já no mesmo mês dos dois anos seguintes, foram seis.

SEROPÉDICA

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em janeiro de 2021, 18 novas companhias abriram as portas no município. Houve queda para 10 um ano depois e um leve crescimento para 13 em 2023.

COMPARATIVO

Ainda de acordo com a Jucerja, em janeiro de 2023, outros municípios fluminenses tiveram um número de novas empresas bem superior a Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica. Entre os mais bem posicionados no ranking, estão Niterói (379), Duque de Caxias (212), São Gonçalo (208) e Nova Iguaçu (201) – ficam atrás apenas da capital, com 2.982.

Entretanto, não custa ressaltar que estas cidades, proporcionalmente, apresentam populações maiores do que as três que são foco desta matéria.

ESTADO

Ao compartilhar os números de novas empresas no RJ em janeiro do ano vigente e dos dois últimos, a Jucerja somou constituições, abertura de filiais e inscrições de transferências. Assim, o estado chegou à segunda melhor marca para o mês em 214 anos, desde que existe a contagem a Junta Comercial.

Em janeiro de 2023, o registro é de 4.949 novos negócios, quase nada acima de janeiro de 2021 (4.795) e pouco abaixo do recorde de janeiro de 2022 (5.457).

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com