Itaguaí: Fantoches encantam alunos em ação de educação ambiental
Projeto "Amigos do Guandu" leva conscientização ambiental às escolas municipais com teatro interativo e atividades lúdicas
Os alunos da Escola Municipal Professora Maria Guilhermina de Souza Freire, em Itaguaí, vivenciaram uma experiência educativa especial nesta terça-feira (26). Por meio da peça teatral “Mata Atlântica”, apresentada pela Companhia Teatro de Fantoches Meninas Sustentáveis, o projeto “Amigos do Guandu”, desenvolvido pelo Comitê Guandu-RJ em parceria com a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), proporcionou uma aula lúdica e divertida sobre a importância de cuidar do meio ambiente.
A apresentação cativou os estudantes com três personagens principais: Dona Arara, uma arara-azul; Chica, uma macaquinha curiosa; e Rogerinho, um menino que aprende a importância de não poluir a natureza. Ele descarta o lixo na floresta e os animais aparecem para ensiná-lo sobre a importância das matas e de não poluir, por exemplo. Durante o diálogo, os fantoches interagem com os alunos, perguntando se as atitudes do Rogerinho estão corretas. Claro que a criançada reprovou o que foi feito de errado pelo “menino”, que também aprende a lição ao ser perdoado pelos bichos e prometer que vai ensinar o que escutou para os amigos e familiares.
LEIA MAIS: OFICINA DE SEMENTES PROMOVE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ITAGUAÍ
“Árvore dos Sonhos” Incentivo Reflexão
Além da apresentação teatral, os alunos participaram da atividade “Árvore dos Sonhos”, onde desenharam ou escreveram suas expectativas para o futuro do meio ambiente. Em seguida, compartilhem suas ideias com os colegas, incentivando a reflexão coletiva sobre sustentabilidade e preservação.
O projeto “Amigos do Guandu” seguirá até o fim do ano letivo, contemplando alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental em Itaguaí e Paracambi. No próximo dia 2 de dezembro, a Escola Municipal Comandante Azeredo Coutinho, em Paracambi, receberá a mesma apresentação teatral. Além da Cedae, o projeto conta com o apoio da Nuclebrás Equipamentos Pesados SA (Nuclep), da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e das prefeituras de Itaguaí e Paracambi.
*Texto produzido a partir de release enviado pela Assessoria de Comunicação do Comitê Guandu-RJ.