Polícia Civil deflagra operação “Itaguaí Limpa”
Objetivo é cumprir nove mandados de prisão e 29 de busca e apreensão contra integrantes do Terceiro Comando Puro (TCP)
Policiais civis da 50ª DP (Itaguaí), com apoio do Departamento-Geral de Polícia da Baixada (DGPB), Departamento-Geral de Polícia da Capital (DGPC) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), deflagram a “Operação Itaguaí Limpa“, nesta terça-feira (5).
A ação tem como objetivo cumprir nove mandados de prisão preventiva e 29 de busca e apreensão contra integrantes da facção criminosa Terceiro Comando Puro nos municípios de Itaguaí, na Baixada Fluminense; na capital do Rio de Janeiro; em Volta Redonda e Barra Mansa, no Sul Fluminense.
O Terceiro Comando Puro, conhecido também pela sigla TCP, é uma organização criminosa carioca surgida no Rio de Janeiro a partir de uma dissidência do Terceiro Comando, liderada pelos traficantes Facão e Robinho Pinga. Atualmente, é a segunda maior facção do Rio de Janeiro.
Leia mais: Operação apreende drogas e munições em Conceição de Jacareí
A operação é fruto de investigação que revelou detalhes da estrutura da organização criminosa na comunidade do Carvão e no bairro do Engenho, em Itaguaí.
Essas localidades em Itaguaí são conhecidas pelos constantes conflitos e por uma série de operações policiais para combater o tráfico local que frequentemente resultam em tiroteios e assustam moradores já há bastante tempo.
Os agentes da Polícia Civil também constataram que a facção atua em localidades da Zona Oeste do Rio de Janeiro e tem vínculo em outros municípios do interior do estado, como Volta Redonda e Barra Mansa.
A Polícia Civil do Rio de Janeiro também identificou que o mesmo esquema de tráfico de drogas tem uma atuação influente na zona oeste do Rio de Janeiro.
* Com informações da Assessoria de imprensa da Polícia Civil do Rio de Janeiro