Cobertura do Atual sobre Eleições 2024 atinge marca de 130 matérias
Seção criada para noticiar as eleições traz vasto panorama sobre o pleito; entrevistas e debate são registro histórico
São 130 matérias sobre as Eleições 2024, e contando. O Atual faz uma cobertura histórica das eleições municipais. Desde que começaram as convenções partidárias até a apuração das urnas, o Atual acompanha os fatos e coloca o jornalismo a serviço do cidadão/eleitor. O resultado é um retrato jornalístico das movimentações políticas, jurídicas e a consolidação de um registro sobre o momento político que pode definir o destino das populações para os próximos quatro anos.
A cobertura das Eleições 2024 se estruturou em duas frentes iniciais.
A frente 1 se compõe de matérias na seção exclusiva criada para este fim, que foi adicionada à editoria “Política”. Até o momento, são 130 matérias que trazem informações sobre todas as candidaturas e candidatos a prefeito das cidades de Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica. Clique aqui e acesse a seção “Eleições 2024”.
A frente 2 foi a realização do Podcast Atual Especial Eleições 2024, agrupada em uma playlist exclusiva no Canal do Atual no YouTube. Dos 13 candidatos a prefeito (soma das 3 cidades), apenas dois não compareceram. Os demais enfrentaram uma sabatina dos jornalistas Renato Reis, Welington Campos e Jupy Junior, além da condução e das perguntas do diretor-presidente do Atual, Marcelo Godinho, que é host do Podcast Atual. Clique aqui e acesse todas as entrevistas do Podcast Atual Especial Eleições 2024.
A terceira frente, que surgiu durante o desenrolar das outras duas, foi a realização do primeiro debate entre candidatos a prefeito de Itaguaí. Este ocorreu graças a uma parceria entre o Grupo Pra e o Jornal Atual. Dos sete candidatos, quatro apareceram e puderam apresentar suas propostas aos eleitores e responder perguntas dos jornalistas, dos convidados e da audiência, que passou de 15 mil espectadores. Um fato histórico. Clique aqui e acesse o debate entre os candidatos a prefeito de Itaguaí.
Daqui para a frente
O trabalho, certamente, não acabou. Há uma pendência jurídica em Itaguaí a ser resolvida e o Atual, como a única imprensa legítima da região, deve e vai acompanhar o desenrolar dos fatos.
Até que todos tomem posse e os processos de transição não acabem, o Atual continua a apurar e noticiar os fatos consequentes das eleições, assim como vai acompanhar as legislaturas nas Câmaras, com a atuação dos novos e veteranos parlamentares.