Itaguaí: com atraso, prefeitura assina com a Jucerja e normaliza o Regin
Junta comercial do estado do Rio de Janeiro tentava formalizar convênio desde 2021
A informação partiu de um site noticioso: Itaguaí era o único dentre os 92 municípios do estado que não havia celebrado um convênio com a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) para obter o acesso ao Regin (Sistema de Registro Integrado) e ao sistema de Alvará Automatizado, o que causou transtorno principalmente entre os profissionais de contabilidade da cidade.
A reportagem do Atual foi apurar e descobriu que o convênio foi assinado na tarde desta quinta-feira (8), o que normalizou o serviço.
O Regin é um sistema informatizado que integra os órgãos públicos envolvidos no Registro de Empresas, como Junta Comercial, Registro Civil das Pessoas Jurídicas (RCPJ), Receita Federal, Secretaria de Fazenda Estadual, Inea, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Prefeituras. O objetivo do Regin é desburocratizar e simplificar os processos de abertura e alteração de empresas.
Com o Regin, o empresário realiza todo o processo de abertura da empresa em um único lugar, economizando tempo e dinheiro. Além disso, todo o processo é feito online.
Três anos sem responder
A assessoria de imprensa da Jucerja informou que desde 2021 a entidade tentava celebrar o convênio, e até hoje não havia conseguido. As tentativas de contato, de acordo com a nota da assessoria, ocorreram por e-mail e telefone.
Como ninguém respondia, a entidade decidiu impedir o acesso aos formulários desde o dia 15 de julho deste ano.
Com a divulgação do problema na imprensa, o assunto viralizou e a prefeitura houve por bem agilizar para que o convênio enfim se firmasse, o que de fato ocorreu nesta quarta (8), de acordo com a confirmação da própria Jucerja.
O Atual perguntou para a assessoria de imprensa da prefeitura de Itaguaí o motivo do atraso na assinatura do convênio, mas a resposta limitou-se apenas a comunicar que o problema havia sido resolvido.