Aberta consulta pública para o Programa de Educação Ambiental de Mangaratiba

A comunidade de Mangaratiba está sendo chamada a participar ativamente na elaboração do Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA). Esta iniciativa, liderada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Guandu, em colaboração com a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap), Myr Projetos Sustentáveis e a Prefeitura Municipal de Mangaratiba, convida os residentes a contribuir com suas ideias e preocupações até o dia 6 de abril de 2024.

A iniciativa pretende ampliar a participação social de toda a população e de setores interessados na discussão acerca da Educação Ambiental (FOTO DIVULGAÇÃO)

O ProMEA Mangaratiba, em sua versão preliminar, está agora disponível para revisão pela população. Os cidadãos são incentivados a acessar o documento e fornecer seus comentários e sugestões através do formulário disponível no link: https://forms.office.com/r/Gawn8mKxMr .

Esta consulta pública visa a promover uma ampla participação social, engajando todas as camadas da sociedade e os setores interessados na discussão sobre Educação Ambiental. O objetivo é mobilizar a comunidade para identificar suas demandas e necessidades específicas dentro do contexto municipal. Sendo assim, a Consulta Pública do ProMEA é um momento para que a população do município possa contribuir na construção do Programa com informações adicionais, críticas e sugestões.

O QUE É O PROMEA?

O ProMEA é um guia de diretrizes e desejos construídos coletivamente que vai ser usado como base para a construção de toda política e atividades municipais de educação ambiental. O seu objetivo principal é a promoção de mudanças em direção à melhoria do município pelo desenvolvimento sustentável, fortalecimento de redes de educação ambientais locais, conscientização e sensibilização da população para a conservação do meio ambiente e um rico processo de educação ambiental.

O Programa apoia a elaboração de ações de base ambiental de curto, médio e longo prazo junto aos atores sociais e com os diferentes aportes financeiros disponíveis em cada município. Tais ações são fundamentais para repercutir no âmbito das políticas municipais a importância do equilíbrio ecológico, os direitos e deveres individuais e coletivos referentes ao meio ambiente, o conhecimento dos benefícios da natureza e a história socioambiental local. Dessa forma, com a compreensão das origens e consequências dos problemas ambientais da região é possível a construção coletiva de soluções.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com