CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

Obras de revitalização do Museu de Mangaratiba serão iniciadas

Na manhã desta quinta-feira (14), a presidente da Fundação Mário Peixoto (FMP), Cecília Cabral, e Rosana Delellis, presidente do Instituto de Cultura Democrática (IDC), conduziram a cerimônia oficial de descerramento da placa que marca o início das obras de revitalização do Museu de Mangaratiba, o Solar Barão do Sahy. O evento marcou o pontapé inicial para a tão esperada modernização do prédio.

A intervenção, programada para iniciar nos próximos dias, tem um prazo estimado de sete meses. O objetivo principal da revitalização é recuperar tanto os espaços internos quanto externos do Solar Barão do Sahy, visando torná-los mais acessíveis e modernos para os visitantes. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades locais, incluindo o representante do prefeito Alan Bombeiro, Jonathan Marins Aguiar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O evento marcou o pontapé inicial para a tão esperada modernização do prédio

As melhorias propostas abrangem uma mudança significativa na dinâmica do museu, com adaptação da infraestrutura geral em conformidade com as normas legais vigentes. Entre as intervenções, destacam-se o restauro das fachadas e do portão, a construção de um elevador acessível panorâmico, a criação de um jardim externo, a instalação de um banheiro para pessoas com deficiência (PCD) e a incorporação de um espaço de café.

Além disso, a obra incluirá a reformulação da estrutura elétrica e hidráulica do prédio, a construção do sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), a descupinização, a drenagem externa e a revisão da estrutura do telhado. O financiamento dessa iniciativa é possível graças aos recursos disponibilizados pelo Edital ‘Resgatando a História’, promovido pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e gerenciado pelo Instituto de Cultura Democrática (ICD).

REVITALIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO

Cecília Cabral, presidente da FMP, destacou a importância da revitalização, enfatizando que além do restauro físico, será implantado um projeto de educação patrimonial. O projeto também prevê a formação de mão de obra especializada, envolvendo jovens do município na execução do trabalho. “Estamos concretizando um sonho de anos e firmando um compromisso com a cultura da cidade. A revitalização deste importante equipamento cultural é uma conquista para a população e o município. Em breve poderemos entregar um espaço moderno, estruturado e seguro para nossos moradores e visitantes”, comemorou Cecília Cabral.

A modernização do Solar Barão do Sahy trará benefícios à comunidade, não apenas oferecendo um espaço cultural renovado e seguro, mas também proporcionando a preservação da história local. No primeiro pavimento, o museu abrigará os acervos que contam a história do município, enquanto o segundo andar será dedicado a estruturas para a realização de oficinas de audiovisual, roteiro e mixagem, voltadas especialmente aos jovens moradores da cidade.

Localizado na Rua Coronel Moreira da Silva, no Centro de Mangaratiba, o prédio pertenceu ao Barão do Sahy (FOTO DIVULGAÇÃO)

Representando o prefeito Alan Bombeiro, Jonathan Marins Aguiar expressou o orgulho da gestão municipal por concretizar essa obra, que certamente deixará um valioso legado para o município. A cerimônia também contou com a presença do secretário de Turismo e Cultura, Fernando Luís Mattos, do Controlador Geral do Município, Jacques Pereira, da superintendente do Museu de Mangaratiba, Juliana Pereira, e equipes do ICD.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

MUSEU DE MANGARATIBA

Localizado na Rua Coronel Moreira da Silva, no Centro de Mangaratiba, o prédio pertenceu ao Barão do Sahy (Luis Fernandes Monteiro) e calcula-se que sua construção se deu por volta do ano da emancipação do município, em 1831. O local, que é tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual, já foi o Paço da Câmara Municipal nos áureos tempos do café e em 2011 transformado em Museu Municipal pela Lei nº 754. Hoje, o espaço abriga o salão de exposições José Pancetti e uma loja de artesanatos no andar térreo. Sua última reforma aconteceu em 1987.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com