Seropédica elabora plano de contingência contra desastres naturais para 2024
A Prefeitura de Seropédica realizou uma reunião nesta quarta-feira (29) para começar a traçar o plano de contingência contra desastres naturais de 2024. A partir do ano que vem, o conjunto de ações preventivas em situações de emergência, como enchentes, alagamentos e desabamentos, vai se chamar Grac (Grupo de Ações Coordenadas) e reunir esforços de diferentes secretarias.
A assessoria de imprensa da prefeitura informa que o Grac é um aperfeiçoamento do plano de contingência criado em 2021, primeiro ano de mandato do prefeito Lucas Dutra, o Professor Lucas. Inclusive, de acordo com o departamento de comunicação, este foi o primeiro planejamento contra desastres naturais da história de Seropédica.
LEIA MAIS
Seropédica sela parceria para capacitação de jovens de escolas públicas
Segundo a Secretaria Municipal de Defesa Civil, que encabeça o plano, vão integrar o Grac – cujas ações passam a valer na prática em 1º de janeiro de 2024 – equipes das seguintes pastas municipais: Governo, Assistência Social, Saúde, Serviços Públicos, Obras, Ordem Pública, Comunicação e Eventos.
Na reunião do Grac na quarta, representantes das secretarias estiveram na sede da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Ciência, Tecnologia e Inovação para tratar de assuntos como desocupação de eventos, estágios de mobilização e formação de gabinete de crise, dentre outros.