Praia do Saco ganha ponto de descarte de óleo de cozinha usado
Em um esforço contínuo para preservar os recursos hídricos locais, a Secretaria de Meio Ambiente de Mangaratiba lançou, nesta terça-feira (21), uma inovadora ‘Campanha de Coleta Seletiva de Óleo Comestível’. O evento marcou a entrega do primeiro coletor no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Praia do Saco, estabelecendo um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) dedicado à reciclagem de óleo usado.
A iniciativa integra o Plano Municipal de Educação Ambiental (ProMEA) abrangente, promovendo a comunidade a combater a poluição dos recursos hídricos da cidade. De acordo com a secretaria, nos próximos dias, serão instalados PEVs nos CRAS de Itacuruçá, Muriqui e Conceição de Jacareí.
A CoopMangaratiba, responsável pelo descarte adequado do óleo comestível no município, será encarregada de coletar o material arrecadado nos PEVs. A Secretaria de Meio Ambiente destaca a importância de os moradores entregarem o óleo frio, peneirado e em garrafas Pet higienizadas, evitando a contaminação.
Estiveram presentes na ação a coordenadora do CRAS da Praia do Saco, Cristina Moreira, a diretora de Projetos da Secretaria de Meio Ambiente, Raquel Basilino, a coordenadora de Resíduos Sólidos e de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Jéssica Maia e representantes da CoopMangaratiba. A campanha conta com o apoio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.