Mangaratiba alcança o 6° lugar no ranking do ICMS Ecológico
Em uma cerimônia realizada nesta quarta-feira (8), Mangaratiba conquistou uma posição de destaque no Ranking Estadual do ICMS Ecológico de 2023, promovido pela Secretaria Estadual de Ambiente e Sustentabilidade (SEAS). O município se destacou ao alcançar a sexta posição no Índice Final de Conservação Ambiental, recebendo um troféu como reconhecimento por seus esforços em prol do meio ambiente. Além disso, Mangaratiba garantiu o terceiro lugar na categoria Unidades de Conservação, o que resultará em repasses financeiros destinados à implementação de políticas ambientais.

O ICMS Ecológico é uma avaliação que engloba os 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, premiando aqueles que demonstram um comprometimento efetivo com a preservação ambiental e a promoção de projetos sustentáveis. Os critérios levados em consideração incluem a gestão de resíduos, a promoção da educação ambiental, o controle do meio ambiente e a proteção de unidades de conservação, entre outros aspectos.
O prefeito de Mangaratiba, Alan Bombeiro, destacou o avanço constante do município no ranking do ICMS ao longo dos anos, enfatizando o compromisso com a preservação dos recursos naturais e a implementação de políticas ambientais responsáveis. “Estou feliz e orgulhoso. Em 2019, estávamos na 15ª posição; em 2020, em 11ª; em 2022, em 7º lugar, e este ano subimos mais um degrau. Esse resultado nos motiva a melhorar ainda mais as políticas públicas já com vigor e investir em ações externas para a proteção ambiental. A população de Mangaratiba pode ter a garantia de que continuaremos a atuar de maneira técnica e sustentável para proteger nosso maior patrimônio, que é a natureza”, ressaltou.
A cerimônia de estreia contou com a presença de autoridades como o vice-governador e secretário estadual de Meio Ambiente, Thiago Pampolha, o deputado estadual Luiz Claudio Ribeiro, o secretário de Meio Ambiente de Mangaratiba, Cláudio Passos Maia, além de equipes da pasta.