Casa de Cultura Marise Moreira de Brito recebe exposição da artista Hélen Jordana
O final de semana chega com uma boa opção para todos aqueles que apreciam o fascinante mundo das artes. De 22 de setembro a 6 de outubro, a Casa de Cultura Marise Moreira de Brito abre as portas para a exposição “Itaguaí – Onde as culturas se encontram”. O local vai reunir obras de arte deslumbrantes e criativas produzidas pela talentosa artista têxtil Hélen Jordana, e também de amigos das artes “Entre Linhas e Cores”. Hélen é autodidata e o amor pela costura foi despertado na infância, quando passava as tardes observando sua avó confeccionando tapetes de retalhos em uma velha máquina de costura.
Neste projeto, a artista não apenas tece fios e linhas, mas também fios de memórias, histórias e identidades que moldaram a cidade de Itaguaí ao longo do tempo. Ela usa o Quilting Livre, uma técnica de costura e bordado que desempenha um papel significativo na arte têxtil, especialmente em colchas e peças de tecido. A técnica se destaca por permitir que o artista crie padrões e desenhos exclusivos, costurando livremente sobre a superfície do tecido, sem a necessidade de seguir linhas predefinidas ou moldes rígidos.
“O Quilting Livre cria uma narrativa visual única e emocionante. É uma forma de contar histórias por meio de tecidos e costura, um ato de homenagem e preservação da herança cultural da cidade. Cada pedaço de tecido é uma peça do quebra-cabeça histórico, revelando a rica diversidade cultural do nosso município”, comentou Hélen.
A exposição é uma homenagem à herança cultural de Itaguaí, retratando fatos e personalidades históricas, e locais que são pontos de encontro de diferentes culturas. Reafirmando seu compromisso de valorizar a manifestação cultural e artística da região, o Porto Sudeste é um dos apoiadores da exposição por meio do projeto Pertinho de Casa.
Carla Matos, gerente de Assuntos Corporativos do Porto Sudeste, destaca que a empresa busca apoiar atividades que agreguem conhecimento à população, reforçando seu propósito de estar sempre próximo à comunidade. “Incentivamos pessoas, que assim como nós, acreditam que é unindo forças que transformamos realidades. E com certeza, a cultura é um dos maiores caminhos para a transformação. A Hélen é uma artista fantástica, que desenvolve um trabalho lindo, e ainda teve a sensibilidade de convidar outros artistas. Fazemos parte de Itaguaí, e é claro, estamos todos ansiosos para visitar a exposição e viajar pela história da cidade”, comentou.
Além da exposição, Hélen é vendedora cadastrada no Pertinho de Casa, aplicativo que conta com investimento do Porto Sudeste. A artista utiliza a plataforma digital para se conectar com os consumidores da região, participando de feiras e eventos com seus produtos artesanais, como por exemplo, bolsas, jogos americanos, caminhos de mesa e porta-copos. Seja pelas ruas de Itaguaí ou na Casa de Cultura, Hélen é uma artista talentosa que valoriza a cultura, reforçando a relevância de Itaguaí.
SERVIÇO:
Exposição: Itaguaí – Onde as culturas se encontram
Data: 22 de setembro a 6 de outubro de 2023
Horário de Visitação: 9h às 15h30
Evento gratuito
Local: Casa de Cultura Marise Moreira de Brito
– Avenida Prefeito Ismael Cavalcanti, s/n, Centro, Itaguaí – RJ.
Na entrada do Parque Municipal.
Sala 1: Obras autorais da artista Hélen Jordana
Sala 2: Exposição “Entre Linhas e Cores” – obras de artistas de todo o Brasil
Curadoria: Manoel Ribeiro
Música ao vivo: Amauri Cabral