Mangaratiba: Defesa Civil participa do simulado do PAM da Costa Verde
A Secretaria de Defesa Civil de Mangaratiba marcou presença em um encontro crucial do Plano de Auxílio Mútuo da Costa Verde (PAM), realizado nesta terça-feira (12). Este evento reuniu diversos órgãos, entidades e especialistas em resposta a emergências, com o objetivo de aprimorar a coordenação de ações preventivas e atendimento em situações de emergência. O simulado aconteceu no condomínio Costabella, em Angra dos Reis.
O simulado foi meticulosamente planejado para simular cenários realistas de emergência que podem ocorrer na região, incluindo a explosão de uma lancha com vítimas, um princípio de incêndio na Marina do condomínio e um vazamento de óleo. O principal objetivo desta iniciativa foi avaliar a prontidão das equipes envolvidas, testar o plano de comunicação e aprimorar significativamente os recursos humanos e logísticos em um esforço conjunto.
Participaram deste encontro o coordenador do PAM na Costa Verde e secretário de Defesa Civil de Mangaratiba, coronel Paulo Rogério Escarani, além de representantes da Defesa Civil de Angra dos Reis e Paraty, da Brasfels, do IBAMA, do 33º BPM, da TEBIG, da Eletronuclear, da Cruz Vermelha, da BR Marinas e do Corpo de Bombeiros.
PLANO DE AUXÍLIO MÚTUO
O PAM (Plano de Auxílio Mútuo) representa uma associação sem fins lucrativos composta por empresas privadas/públicas e órgãos públicos municipais, estaduais e federais, com objetivo de atuar de forma cooperada no atendimento a uma emergência. Por meio do PAM, empresas, órgãos públicos e instituições civis e militares se unem para compor uma força tarefa capaz de prestar atendimento rápido e adequado a qualquer ocorrência anormal, que venha acontecer.
Seu foco é de viabilizar providências conjuntas para ajuda, socorro ou assistência de forma ágil e que garanta a diminuição de riscos e danos.