Operação Segurança Presente apreende cocaína no Centro de Itaguaí
Policiais militares da Operação Segurança Presente de Itaguaí apreenderam dois pinos de cocaína – um de R$ 10 e outro de R$ 20 – no Centro, na manhã desta sexta-feira (25). Segundo o Registro de Ocorrência, a abordagem aconteceu durante patrulhamento na esquina da Rua Cel. Freitas com a Rua Gorgenio de Freitas Marins.
Ainda de acordo com o documento, os agentes suspeitaram de Gabriel de Souza Vinagre, de 30 anos, e o pararam. Após revista, encontraram o material entorpecente em um de seus bolsos.
LEIA MAIS
VÍDEO: agentes do Proeis prendem suspeito com pistola em Itaguaí
Após ele alegar que a droga era para consumo próprio, os policiais consultaram o sistema da Polícia Militar, onde não encontraram nenhum mandado ou medida contra ele.
Os agentes encaminharam o material para a 50ª DP (Itaguaí), onde registraram a ocorrência. O homem acabou liberado em seguida.
JULGAMENTO NO STF
O Supremo Tribunal Federal (STF) vinha julgando até esta quinta-feira (25) duas questões a respeito de porte de maconha. Uma delas é se portar a droga para uso pessoal configura crime – o placar até o momento é de 5 a 1 a favor do “não crime”.
A outra é se a quantidade de maconha que o indivíduo porta pode classificá-lo como usuário ou traficante. A votação se encontra em 6 a 0, ou seja, uma maioria que deverá levar futuramente à definição de uma quantidade-limite.
Vale ressaltar que ambas as votações dizem respeito à maconha e não a outros tipos de drogas.
O julgamento está suspenso porque o ministro André Mendonça pediu um tempo maior para análise da pauta. A retomada deve se dar em 90 dias.