Mangaratiba promove mutirão de cirurgias de vesícula
A Prefeitura de Mangaratiba realiza desde o início deste mês um mutirão de colecistectomia (cirurgia de vesícula) no Hospital Municipal Victor de Souza Breves (HMVSB). A comunicação da gestão municipal informa que a iniciativa não tem previsão de encerramento e seguirá até que atenda o maior número possível de moradores que estão na fila para o procedimento.
De acordo com Dayana Henrique, diretora administrativa do hospital, aproximadamente 200 pacientes se encontram na espera atualmente. Segundo Dr. Mair Araújo, secretário municipal de Saúde, a fim de acelerar o processo, a pasta contratou profissionais especializados para reforçar a equipe do HMVSB.
LEIA MAIS
Projeto ecológico conecta alunos à vida selvagem em Mangaratiba
Ele ressaltou quantas intervenções para vesícula os profissionais do hospital municipal têm realizado desde o início de agosto: “Com o mutirão, são efetuadas, em média, de três a quatro cirurgias por semana. A longo prazo, a fila será extremamente reduzida”.
A prefeitura destaca que os pacientes que integram – ou integravam – a fila receberam atendimento prévio nas ESFs (Estratégias Saúde da Família), realizaram os exames necessários para comprovação da necessidade de cirurgia e entraram para a lista de espera.