Dom Paulo Celso toma posse como bispo na diocese de Itaguaí
Dom Paulo Celso Dias do Nascimento se tornou oficialmente o terceiro bispo da Diocese de Itaguaí. Com condução do Cardeal Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, a cerimônia de posse aconteceu no sábado (10), na Catedral de São Francisco Xavier, no Centro.
A formalização de Dom Paulo Celso como novo bispo da Diocese de Itaguaí aconteceu neste fim de semana, mas no último dia 19, o Papa Francisco, diretamente do Vaticano, já o havia oficializado para o posto.
LEIA MAIS
Itaguaí: bairro Leandro ganha nova unidade de saúde
Itaguaí convoca trabalhadores do Turismo para atualização de cadastro
Porto de Itaguaí: CSN recebe notificação por danos ambientais, diz jornal
Natural de Lagarto (SE), Paulo Celso Dias do Nascimento – que até então era bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro – substitui Dom José Ubiratan, que completou 75 anos de idade em setembro de 2022 e apresentou pedido de renúncia por idade, como previsto no Direito Canônico. A partir de agora, ele se torna bispo emérito.
Após a cerimônia, Dom Paulo se dirigiu ao túmulo de Dom Frei Vital – bispo fundador da Diocese de Itaguaí – onde depositou flores e fez uma oração. No domingo (11), completou-se nove anos do falecimento do bispo.
FORMAÇÃO E FUNÇÕES
Aos 60 anos, Dom Paulo é graduado em Filosofia pela Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II, no Rio; e em Teologia pela Universidade Católica de Salvador (BA).
Segundo a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), na Diocese da capital fluminense, Dom Paulo foi capelão de hospital (2000 a 2003), assistente eclesiástico da Pastoral da Saúde (2012 a 2014) e coordenador arquidiocesano da Pastoral da Saúde (2015 a 2017).
Já na arquidiocese do Rio de Janeiro, foi vigário-geral e bispo referencial do Vicariato Episcopal para a Caridade Social, do Vicariato Episcopal Leopoldina e da Pastoral da Saúde.