Mangaratiba: caminhada marca o Dia Contra o Trabalho Infantil
Em manifestação ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) de Mangaratiba promoveu nesta segunda-feira (12) a “Caminhada de Conscientização contra o Trabalho Infantil”. A iniciativa teve como objetivo sensibilizar a população e convocá-la para a luta em prol do direito de todas as crianças desfrutarem de uma infância segura, livre da exploração infantil e de outras violações. A caminhada percorreu o trajeto entre o CRAS da Praia do Saco e o Centro de Mangaratiba.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990), é proibido o envolvimento de menores de 16 anos em qualquer tipo de atividade laboral. Com a intenção de conscientizar os moradores sobre essa legislação, as equipes dos CRAS, CREAS e demais espaços da SASDH distribuíram panfletos educativos e ofereceram orientações sobre o tema durante a movimentação.
“A Secretaria de Assistência Social está intensificando suas ações para combater o trabalho infantil em nosso município. A exploração infantil afeta o bem-estar físico, emocional e social das crianças. O lugar delas é na escola, aprendendo, ou em casa, brincando. Por isso, estamos aqui hoje para relembrar e conscientizar sobre a importância desta data”, afirmou Flávia Pinheiro, coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).
A Prefeitura de Mangaratiba ressalta que em caso de conhecimento de algum caso de exploração infantil, é possível fazer uma denúncia pelo Disque 100. Denunciar é uma forma de evitar a perpetuação dessas infrações.