2ª Festa da Imigração Japonesa em Itaguaí teve programação cultural diversificada
A prefeitura de Itaguaí realizou a 2ª edição da Festa da Imigração Japonesa. O evento aconteceu no Parque Municipal, no centro da cidade, e teve parceria entre a Prefeitura e o Projeto Ativação Cultural Itaguaí, com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A festa começou no sábado (3) e terminou no domingo (4), às 22h.
O Projeto Ativação Cultural ficou responsável pela programação do evento que incluiu diversas atrações gratuitas sobre cultura, culinária, concursos e shows musicais. Além disso, também ofereceu oficinas de mangá, ikebana, sashiko e boro, origami e escrita japonesa.
José Veras (à esq. na foto abaixo), natural de Itaguaí, ressaltou que a festa proporciona uma experiência única para o município e é uma oportunidade importante para que a população conheça uma nova cultura. Ele participou pela primeira vez e ficou impressionado com toda a estrutura.
Leonardo Kavadi, membro da geração mais recente da família Kavadi, destacou a relevância da festa para a colônia japonesa, pois fortalece os laços com a cidade.
A festa entrou para o calendário de eventos da cidade por meio de uma lei aprovada em 2017 pela Câmara de Vereadores com o objetivo de homenagear a Colônia Japonesa de Itaguaí, considerada a maior do estado do Rio de Janeiro. A iniciativa partiu do então vereador e atual subsecretário de Governo, Minoru Fukamati.