Mangaratiba avança mais uma etapa na criação do Promea
A cidade de Mangaratiba, em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica Guandu – RJ, deu mais um passo importante na criação do Programa Municipal de Educação Ambiental (Promea). Nesta terça-feira (30), a Secretaria de Meio Ambiente conduziu uma oficina participativa, em colaboração com a empresa Myr Projetos Sustentáveis, que contou com a presença da população local e representantes das secretarias municipais. O vice-prefeito do município, Alcimar Moreira, o Chicão da Ilha, esteve presente no encontro realizado no Condomínio Condado, no Sahy.
Durante a terceira etapa do desenvolvimento do Promea, foi realizada uma fase de planejamento. O objetivo principal foi analisar o material elaborado com a participação da população na etapa de diagnóstico socioambiental da cidade e definir o conteúdo a ser incluído no documento para a criação do programa. Duas dinâmicas foram realizadas durante um workshop: a “Árvore dos Sonhos”, que enumerou os pontos positivos a serem implementados no município, e o “Caminho das Pedras”, que identificou os obstáculos a serem superados.
O próximo passo será a etapa de criação do Programa Municipal de Educação Ambiental, seguida pela elaboração do Plano de Educação Ambiental da Região Hidrográfica II Guandu/RJ. Vale ressaltar que essa iniciativa também está ocorrendo em outros 12 municípios, com o objetivo de construir o Plano em conjunto.
A oficina contou com a participação do secretário de Defesa Civil de Mangaratiba, coronel Rogério Escarani, da responsável pelo setor de Projetos de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Raquel Brasilino, e da mobilizadora em Mangaratiba da Myr, Carla Santos.