Secretário anuncia inauguração da nova passarela em Seropédica
Em uma recente audiência com o secretário de Indústria, Comércio, Ciência, Tecnologia e Inovação de Seropédica, Carlos Alberto Machado de Freitas; e com Márcio Pinto, ex-vereador de Itaguaí, na terça-feira (2), o secretário municipal de Obras de Seropédica, Eider Dantas, aproveitou para discorrer sobre sua atual menina dos olhos, a nova passarela sobre a linha férrea, em Seropédica, que deverá ser inaugurada no próximo dia 16. A conclusão da obra chega próxima do fim depois de muitas idas e vindas burocráticas envolvendo licenciamento por parte de órgãos como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, a Agência Nacional de Transportes Terrestres e a empresa MRS Logística.
Em entrevista ao Atual, o secretário Eider Dantas disse que a burocracia fez com que os trabalhos para colocação da nova passagem se prolongassem por doze meses, quando poderiam ter sido concluídos na metade desse tempo. Um dos principais obstáculos, segundo ele, foi a liberação para a colocação da estrutura no lugar, uma complexa operação que se prolongou de 17h até as 20h30, prazo em que a circulação de composições por quele ramal precisou ser interrompida, por causa das trepidações provocadas pelos 120 vagões que por ali escoam minério de ferro em direção ao Porto de Itaguaí.
EXPERIÊNCIA TRAZIDA DO ENGENHÃO
A colocação das três partes da passarela exigiu um emprego de um guindaste de 500 toneladas, capaz de suportar o peso das 25 toneladas do gomo central e das 15 toneladas de cada um dos gomos que completam a passagem. A operação exigiu ainda a interrupção do trânsito na BR-465, por razões de segurança. Segundo Eider, o trabalho foi todo realizado seguindo as determinações da Associação Brasileira de Normas Técnicas, que exige a presença de profissionais certificadores de solda para acompanhar a ligação das três partes que compõem a estrutura. Ele disse que em Seropédica se valeu da experiência que vivenciou na époaca da construção do Estádio Olímpico Nilton Santos, o Engenhão.
Eider acrescentou ainda que a montagem e colocação da nova passarela foi concomitante com as obras de iluminação e reforma da ciclovia, passagem pela qual circula boa parte dos milhares de alunos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, além de moradores, trabalhadores e frequentadores do município de Seropédica. Com a entrega da nova passagem esses usuários não mãos precisarão se arriscar na passagem em parte da pista da BR-465, por donde circulam sempre veículos em alta velocidade.