Itaguaí: coordenador da Área Marítima do Atlântico Sul visita a Marinha do Brasil
Desde que assumiu o cargo de Coordenador da Área Marítima do Atlântico Sul (Camas), o Contra-Almirante Enrique Antonio Balbi, da Armada Argentina, visitou pela primeira vez a Marinha do Brasil. O evento aconteceu no último dia 25.

A ida do militar e outros oficiais às instalações do Complexo Naval de Itaguaí integra um calendário protocolar de visitas operativas às Marinhas de países latinos que compõem a Área Marítima do Atlântico Sul (AMAS). São eles Argentina, Paraguai e Uruguai, além, claro, do próprio Brasil.
Segundo a Marinha, o coordenador é o responsável por coordenar ações de direção, monitoramento e defesa do comércio marítimo, pesca e atividades desenvolvidas nas águas jurisdicionais destes países. E o objetivo destas visitas é reforçar os laços de amizade e manter a unicidade de comunicação.
LEIA MAIS
Porto de Itaguaí aumenta eficiência operacional com novos calados de 18,3 metros
Marinha cria novo Centro de Projetos de Sistemas Navais
Ainda de acordo com a força armada, na viagem, a comitiva conheceu as seções do Submarino Angostura, quarto submarino convencional de propulsão diesel-elétrica pertencente ao Programa de Submarinos da Marinha, uma parceria entre Brasil e França.
Os oficiais também visitaram o Comando Local de Controle Operativo (Colco) Brasil, onde debateram diferentes assuntos, como o Controle Naval do Tráfego Marítimo e a segurança do tráfego marítimo: “O Camas vai seguir trabalhando para manter a segurança no Atlântico Sul e suas linhas de comunicação marítimas, além de promover o intercâmbio de informações entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai”, acrescentou o coordenador.