Porto de Itaguaí aumenta eficiência operacional com novos calados de 18,3 metros
A PortosRio divulgou que o Porto de Itaguaí agora possui novos calados operacionais, que passaram de 17,8 metros para 18,3 metros no Canal Principal e no Canal da Ilha das Cabras. O navio graneleiro Golden Amreen, que operou no Porto Sudeste no último dia 19, foi o primeiro a utilizar esses novos calados máximos do Porto de Itaguaí.
Para quem não sabe, “calado” é Calado é profundidade entre o ponto mais baixo da quilha de uma embarcação em relação à linha d’água. O calado mede-se verticalmente a partir de um ponto na superfície externa da quilha e a superfície da água.
A gerente de Acesso Aquaviário do Porto de Itaguaí, Julia Crisóstomo, informou que “a ampliação dos calados operacionais foi autorizada pela Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, e os novos parâmetros entraram em vigor no dia 10 de abril, com a publicação da portaria da Autoridade Marítima, que alterou a tabela de calados dos canais e bacias do complexo portuário”. Julia explicou que “o ganho de calado foi possível após as obras de corte da rocha e de dragagem de manutenção concluídas no ano passado”.
Segundo Alexandre Neves, superintendente de Gestão Portuária de Itaguaí e Angra dos Reis da PortosRio, “os novos calados operacionais proporcionam melhores condições de segurança à navegação e aumentam a eficiência operacional”. Neves também enfatizou que “os projetos da Autoridade Portuária visando à melhoria da infraestrutura aquaviária permitem elevar o nível de competitividade para as atividades do Complexo Portuário da Baía de Sepetiba, que engloba o Porto de Itaguaí e terminais privados”.
SAIBA MAIS
Vale lembrar que a profundidade máxima do Canal Principal do Porto de Itaguaí chega a 20 metros, mas o limite do calado operacional é de 18,3 metros, por isso, é importante não confundir os dois termos. Calado é a altura da parte do casco do navio que fica submersa, medida entre a quilha e a linha d’água. O calado operacional é um limite máximo estabelecido para a segurança da navegação nos diversos trechos dos canais de acesso, bacias de evolução e cais acostáveis, no intuito de impedir que as embarcações encostem o fundo do casco no leito, mantendo uma distância segura.