CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

Prefeito de Itaguaí manda Rio+ “tomar vergonha na cara”

Poucas vezes se viu tamanha irritação na fala do prefeito de Itaguaí, Rubem Vieira, como a que aconteceu nesta quarta-feira (27). Em uma live transmitida na sua página pessoal no Facebook (Dr. Rubão), diretamente de Coroa Grande, Vieira desferiu uma série de ataques à Rio+Saneamento, empresa que venceu o leilão da Cedae e presta serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto.

Segundo o chefe do Executivo municipal, a empresa faz reparos, troca canos e deixa os buracos abertos no asfalto, o que – ainda de acordo com ele – causa transtornos aos munícipes por causa de estragos em veículos, faz romper os canos recém-trocados e deixa os moradores sem água.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa se manifestou e se comprometeu a concluir o serviço até sábado (29). Além disso, afirmou que vai devolver aos cofres públicos as despesas que a prefeitura teve para fechar os buracos. Ao final da matéria, leia a nota que a empresa enviou para o ATUAL.

LIVE EM COROA

Às 11h52, o prefeito abriu uma live e fez imagens de uma praça em Coroa Grande que recebia diversos serviços públicos como iluminação, poda, manilhamento, varrição etc. Ele cumprimentou profissionais e até mesmo um morador do local. Outra autoridade, o líder de governo na Câmara Municipal, vereador Haroldo Jesus, estava presente e participou do vídeo.

Mas o objetivo da postagem logo ficou claro. Rubem Vieira desferiu uma série de ataques à empresa Rio+Saneamento, com acusações de vários tipos, conforme reprodução das falas, abaixo, por escrito:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O que me chama a atenção é a irresponsabilidade da empresa Rio+, uma empresa grande, que ganhou uma concessão de milhões [de reais]. Essa irresponsabilidade de abrir o asfalto e deixar aberto. Aí sabe o que acontece? Eles botam um cano novo, botam barro, os carros passam por cima e quebram o cano, aí depois vão dizer que o cano está ruim? Óbvio, não tapam o buraco e o cano quebra”.

“Rio+, toma vergonha na cara, porque eu não aguento mais”.

“Estou quieto, tentando ser parceiro, estou tentando trazer vocês para ajudar o município, só que estou vendo que vocês não têm palavra, uma empresa sem palavra, sem responsabilidade com a população de Itaguaí, uma empresa que está deixando faltar água na casa das pessoas, as pessoas pagam uma água cara pra caramba para não ter água dentro de casa”.

“Cansei. Cansei. Vamos acionar o jurídico da prefeitura. Estamos tampando os buracos deles, mas vamos pedir ressarcimento, quem vai pagar vai ser a Rio+, não vai ser a Prefeitura de Itaguaí, porque ninguém aguenta mais essa falta de respeito da Rio+”.

CPI E ALERJ

O prefeito em seguida deu palavra ao vereador Haroldo de Jesus, que falou em abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o que, segundo ele, é um descaso da empresa em relação ao município.

Rubem Vieira confirmou que a Câmara Municipal estará engajada e citou o deputado estadual Leo Vieira (PSC), a quem disse recorrer para viabilizar providências do legislativo estadual em relação à concessionária.

 Ainda sobre a atuação da empresa, Vieira continuou:

“Não adianta vir aqui na cidade, contar um monte de mentiras e não realizar”.

“Não podemos ficar aqui tampando buracos dos outros, até porque isso é dinheiro público. A gente não vai deixar esse dinheiro ir para o ralo. Já que eles não fazem, a prefeitura vai fazer, mas vamos cobrar da empresa, quem vai pagar essa conta é a Rio+”.

“É muita incompetência de uma empresa, ninguém aguenta, vou brigar, vou para audiência pública na Alerj, a Câmara vai fazer o papel dela via comissões. A gente quer que cumpra o que está no contrato, porque cobrar conta cara para caramba de morador sem água vocês fazem”.

“Cansei. Tentei no diálogo, na parceria, tentei ser parceiro, mas vi que não adianta. Vou acionar o governo do estado, o Instituto responsável pela concessão, pois sou conselheiro”.

RIO+ SE PRONUNCIA

A concessionária Rio+ enviou nota ao ATUAL. Em resumo, a empresa reconhece que houve um problema no asfaltamento em Coroa Grande depois dos reparos nas tubulações e afirma que vai ressarcir a prefeitura em função das despesas com as providências que o Poder Executivo municipal precisou tomar.

Assim é a nota, na íntegra: “A Rio+Saneamento informa que atrasos na entrega de material inviabilizaram a finalização imediata do asfaltamento das ruas onde são realizadas as obras de substituição de redes de abastecimento no bairro Coroa Grande, em Itaguaí. A concessionária esclarece que o serviço está previsto para ser concluído até sábado (29/04). A empresa se compromete ainda a ressarcir a Prefeitura e entregar as novas tubulações, que resultarão em melhorias no fornecimento de água para a população do município”.

Jupy Junior

Jupy Junior é jornalista formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ) com Mestrado em Comunicação pela mesma instituição. Atuou em diversas empresas jornalísticas e como assessor de imprensa. Recebeu o título de cidadão itaguaiense, concedido pela Câmara Municipal de Itaguaí, em 2012. Lecionou em cursos de graduação em Comunicação Social nas Universidade Estácio de Sá (UNESA) e na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Foi subsecretário de Comunicação Social e Eventos na Prefeitura Municipal de Mangaratiba em 2016. Atuou como Editor Executivo do Jornal Atual entre 2012 e 2015 e é Diretor de Jornalismo do Jornal Atual desde 2021.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com