Programas socioambientais ganham destaque entre as ações do Porto Sudeste
Esta semana, o Porto Sudeste deu início a mais uma turma do Projeto Despertar. Em parceria com a Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, as aulas do curso de Instalação Elétrica Predial serão realizadas no Centro de Capacitação (CECAP) de Muriqui, com participação de 30 alunos, entre homens e mulheres, de diversas idades. Mais três turmas devem ser promovidas até o fim do ano, tanto em Mangaratiba como em Itaguaí, com datas ainda a definir.
Criado há três anos com o intuito de ser um canal de troca de experiências entre os colaboradores da empresa e os jovens de diversos bairros da região, o projeto já impactou a vida de muitas pessoas. De elaboração de currículo e empregabilidade a curso básico de instalação elétrica predial, 2022 teve seis atividades diferentes, reunindo 115 participantes.
Envolvido desde a primeira turma do curso de elétrica em 2020, o engenheiro do Porto Sudeste, Ronaldo Bicalho, que é morador de Itaguaí, destaca que encontrou no projeto uma forma de contribuir com a sociedade, retribuindo as oportunidades que a vida lhe concedeu: “Já tivemos participantes do curso que seguiram na função de eletricista. Acredito que tenha sido uma questão de dar uma chance de conhecer melhor a profissão, e ver as possibilidades que a área possui. Alguém no passado me ajudou no início da minha carreira e, hoje, eu tenho a oportunidade de dividir um pouco do meu conhecimento com outras pessoas”, explicou.
COMPARTILHAR CONHECIMENTO
O mesmo sentimento é compartilhado pelo colega Danilo Tiburcio, que também está no projeto desde o início. Segundo o engenheiro, participar do despertar do próximo é a melhor forma de enriquecimento profissional.
“A nossa proposta é compartilhar um pouco da nossa profissão com a comunidade. Muitas vezes, damos aquele empurrão que faltava para a pessoa seguir uma profissão, ou até mesmo mudar de ramo. Estamos aprimorando cada vez mais o programa, buscando oferecer mais conhecimento e informações sobre a área, e também para que as pessoas sejam capazes de executar pequenos reparos elétricos em casa, como uma troca de tomada, o que gera uma economia de gastos”, comentou.
Os voluntários, sejam colaboradores do Porto Sudeste ou das empresas parceiras, estabelecem estratégias que potencializam a absorção dos trabalhadores residentes nas áreas de influência do empreendimento, aumentando a contratação de fornecedores locais de insumos e serviços. Dessa forma, a riqueza gerada circula dentro do próprio município, desenvolvendo ainda mais a região.
PORTO SUDESTE: DESTAQUE DO ANO
O Porto Sudeste tem como propósito maior a promoção do crescimento sustentável e da cidadania. O Projeto Despertar é um dos programas que reforça o alinhamento da empresa com a Agenda 2030 da ONU, corroborando com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) de número 4, 5, 10 e 17, que falam respectivamente sobre educação, equidade de gênero, redução da desigualdade social e de parcerias.
Todo esse empenho fez com que a empresa fosse premiada pelo “Compliance ESG Brasil 2022”, realizado no início deste mês. O Porto Sudeste recebeu o prêmio “Destaque do Ano” pelas melhores práticas de governança ambiental, social e corporativa. O evento, uma iniciativa do Grupo Ambipar, pioneiro em soluções ambientais, busca valorizar as atividades que promovam o aprimoramento contínuo das empresas, seus processos, produtos e serviços. Com esse reconhecimento, a empresa reafirma os seus valores em priorizar ações que impactem positivamente as pessoas, apostando na inovação em sintonia com a comunidade e o meio ambiente.