Presidente da Nuclep e Comandante da ComForS estreitam laços para obra do submarino nuclear brasileiro
A Nuclep enviou nota à imprensa para anunciar que o seu presidente – Carlos Henrique Silva Seixas, esteve na última sexta-feira (24) com o Contra-Almirante Manoel Luiz Pavão Barroso, Comandante da Força Nacional de Submarinos (ComFors).
A construção de cinco submarinos para a Marinha do Brasil acontece em Itaguaí, no Complexo Naval, onde Seixas e Barroso se encontraram.
Na pauta, os próximos passos para a construção do primeiro Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear (SCPN) do Brasil, que terá sua seção de qualificação e cascos resistentes construídos no piso fabril da Nuclep. Além disso, eles conversaram sobre temas do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) e da Diretoria de Desenvolvimento Nuclear da Marinha (DDNM), e da Amazul (empresa pública criada pelo governo brasileiro com a atribuição de desenvolver tecnologias ao Programa Nuclear Brasileiro e ao setor nuclear da marinha nacional).
Durante o encontro, ratificaram a importância do apoio e incentivo integral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Programa de Submarinos da Marinha (Prosub), considerado estratégico para o Brasil, subordinado à Diretoria Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM).
LULA NÃO FOI À NUCLEP
O presidente Lula esteve no Complexo Naval no último dia 23 de março.
Mas, segundo informa empresa estatal, no primeiro planejamento da visita de Lula ao Complexo estava previsto que ele visitaria a empresa. Porém, houve mudança de planos devido a manifestações de um grupo de grevistas. A segurança da comitiva presidencial achou melhor cancelar a ida à Nuclep.
Ainda de acordo com a empresa, a greve deflagrada pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Rio de Janeiro foi impugnada pela Nuclep nos autos do Dissídio Coletivo de Greve n. 0100649-18.2023.5.01.0000.
A Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região e o Ministério Público do Trabalho, recomendaram em audiência o retorno dos trabalhadores aos seus postos a partir do dia 24 de março.