Mangaratiba instala câmeras para prevenção de desastres naturais
A Prefeitura de Mangaratiba anunciou a instalação de Câmeras de 360º em quatro pontos da cidade para auxílio à Secretaria de Defesa Civil na prevenção de desastres naturais. Com imagens de alto alcance, os equipamentos vão possibilitar o monitoramento em tempo real de diferentes localidades.

Os pontos que receberam as câmeras são Itacuruçá e Conceição de Jacareí, as extremidades da cidade; Pedra do Urubu, ponto mais alto; e Serra do Piloto, na altura da Cachoeira dos Escravos. Neste último, a filmadora vai reproduzir imagens da cachoeira que costuma transbordar em dias de fortes chuvas.
Segundo a prefeitura, as imagens que as câmeras captarem ficarão registradas no Centro de Monitoramento da Defesa Civil, que controla as condições climáticas e as áreas de risco da cidade por meio de mapas interativos e do Sistema de Alerta e Alarme.
MAIS AGILIDADE
Ainda de acordo com a gestão municipal, os agentes da Defesa Civil vão poder analisar as imagens com o auxílio de equipamentos integrados em telas de 75 polegadas. Assim, o órgão terá mais agilidade para emitir alertas e atuar em situações emergenciais.
A instalação das câmeras é fruto de uma parceria entre a Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia: “Inicialmente começamos com quatro pontos críticos, mas iremos estender para todos os locais que possuem sirenes e pluviômetros”, acrescenta Antônio Aniceto, secretário de Ciência e Tecnologia.