Itaguaí sanciona lei que regulamenta a tecnologia 5G no município
A Prefeitura de Itaguaí sancionou nesta segunda-feira (19) a Lei Municipal 4.040/22, que regulamenta a instalação de antenas de telefonia com a tecnologia 5G na cidade. Segundo o Executivo municipal – autor do PL (projeto de lei), que já havia sido aprovado na Câmara de Vereadores –, a partir de agora ficam estabelecidas no município normas para implantação e compartilhamento de infraestrutura de suporte de telecomunicações.
Ainda de acordo com a prefeitura, o próximo passo é aguardar as operadoras expandirem o serviço na cidade. Já Regis Carvalho, subsecretário de Tecnologia da Informação de Itaguaí, ressalta que a regulamentação do 5G possibilita uma série de vantagens aos moradores e à cidade.
Por exemplo, avanço no setor de telecomunicações; serviços inteligentes; inclusão digital; e ampla conectividade para a população: “O 5G poderá alcançar a velocidade de conexão em até 30 vezes, se comparada com o 4G, proporcionando oportunidade de ganho de eficiência e de competitividade à indústria local. Também impacta o desenvolvimento socioeconômico da região”, destaca Carvalho.
O subsecretário também acredita que o fato de o 5G já estar em operação na capital fluminense, desde agosto, pode facilitar a chegada das operadoras a Itaguaí.