Presidente de Subseção de Itaguaí homenageado por OAB nacional
Em alusão à passagem do 30º aniversário de promulgação da Constituição de 1988, celebrado no dia 5 de outubro do ano passado, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) promoveu uma série de eventos relacionados à comemoração da efeméride, que marca o maior período democrático em toda a história do Brasil. Dentre os eventos houve homenagens a líderes de subseções espalhadas por todos os estados brasileiros, incluindo o Rio de Janeiro.

No estado do Rio, o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, distinguiu com diploma de reconhecimento o presidente da Subseção da OAB Itaguaí, Arthur Fraga Oggioni, cujo atual mandato se estenderá até 2021. De acordo com o Conselho Federal da OAB, o diploma reconhece relevantes serviços prestados em favor da preservação do Estado Democrático de Direito e da Advocacia Nacional, no transcurso do 30º aniversário da promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil.
Ao celebrar os 30 anos da Constituição de 1988, a OAB nacional destaca que desde então a democracia brasileira se consolidou, as instituições se fortaleceram, a comunidade política passou a ter mais liberdade e o país voltou a conviver com o Estado Democrático de Direito. Segundo o Conselho Federal da entidade, todas essas conquistas não seriam possíveis sem a presença dos profissionais do Direito, que com o seu trabalho ajudaram a escrever novas páginas da história da evolução política do país.
O advogado Arthur Fraga Oggioni, falou ao ATUAL sobre a importância do reconhecimento nacional, fazendo questão de dividi-lo com seus colegas de ofício em Itaguaí. “Mesmo tendo sido dirigido em meu nome, tenho que dividir esse mérito com todos os advogados de Itaguaí, que com o seu trabalho contribuíram para a manutenção do Estado Democrático de Direito. Vou guardar essa lembrança por toda a vida”, emocionou-se ele.

Eleito em 2015, Arthur Fraga Oggioni marcou um feito na ocasião, pois pela primeira vez num período de 20 anos, a eleição para a Subseção da OAB Itaguaí teve chapa única. Reeleito em 2018, Oggioni tomou posse na quinta-feira (3), junto com os presidentes das subseções eleitos para o triênio 2019-2021. A posse foi oficializada com a assinatura, na sede da OAB/RJ, do livro de posse administrativa da gestão que se iniciou no início desse ano.