CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

Itaguaí ganha mais um colégio cívico-militar

O Ciep 048 Djalma Maranhão, no bairro Vila Margarida, será a primeira escola estadual de Itaguaí a se tornar cívico-militar – em janeiro deste ano, o Ciep 300 Municipalizado Prefeito Vicente Cicarino, em Santana, já havia adotado o modelo. A metodologia é fruto de uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa. Como consta no site do MEC, o programa “apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares”.

A princípio, o modelo cívico-militar – que deve ser aplicado no Djalma Maranhão no início do ano letivo de 2023 – será destinado apenas a classes do 1º ano do Ensino Médio. De acordo com o diretor-geral Marcos Custódio, o colégio vai admitir 140 estudantes – entre meninos e meninas –, divididos em quatro turmas de 35 alunos, cada. A pré-matrícula, cujo prazo vai até 9 de dezembro, pode ser feita aqui.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONCEITOS DO MODELO

Segundo o MEC, o programa permite que o processo de ensino-aprendizagem dos alunos tenha base no mesmo nível dos colégios militares do Exército, das Polícias e dos Corpos de Bombeiros Militares. Ainda de acordo com a pasta, no modelo cívico-militar, os militares da reserva das Forças Armadas oferecem apoio às gestões escolar e educacional. Já os professores e outros profissionais da educação seguem responsáveis pela parte didática-pedagógica.

Dentre as novidades que o Ciep vai adotar na prática a partir do programa, Marcos Custódio cita a implementação do ensino em período integral. Sobre outras realizações, o diretor disse que “ainda não temos essa informação”.

FUTURO INCERTO?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outro dado que Marcos Custódio não soube precisar é se o programa terá vida longa por conta da mudança de comando no Governo Federal – em 1º de janeiro, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assume no lugar do atual presidente Jair Bolsonaro (PL). O diretor disse ao ATUAL o seguinte: “A informação que tenho é que a escola será cívico-militar por no mínimo três anos. Inclusive, as matrículas já estão sendo feitas com esse objetivo”.

A reportagem entrou em contato com o MEC para sanar a dúvida, mas não obteve retorno. O site do ministério informa que a “proposta é implantar 216 Escolas Cívico-Militares em todo o país, até 2023, sendo 54 por ano”. Não há uma data de publicação para o texto, mas pelas contas, a divulgação aconteceu no início do governo Bolsonaro.

OUTRAS ESCOLAS

Segundo a Secretaria de Estado de Educação do Rio, 14 unidades estaduais fluminenses de ensino já operam na modalidade cívico-militar – sendo nove com a Polícia Militar, e cinco, com o Corpo de Bombeiros. Confira a lista abaixo:

Parcerias com a Polícia Militar

Araruama – CE SGT PM Antônio Carlos Oliveira de Moura

Areal – CE Joaquim Vital Vieira (antigo CE CB PM Elisangela Bessa Cordeiro)

Duque de Caxias – CE Patrono Duque de Caxias

Miracema – CE Professora Sônia do Amaral Torres

Resende – CE Aníbal Benévolo

Rio Bonito – CE CB PM Raphael de Oliveira Monteiro

Santo Antônio de Pádua – CE Subten. PM Cláudio Hentzy Ferreira

São Gonçalo (Alcântara) – CE CEL PM Marcus Jardim

São Gonçalo (Galo Branco) – CE Subten. PM Marco Antônio Gripp

Parcerias com o Corpo de Bombeiros

Carmo – CE 1º SGT BM Luiz Carlos Gonçalves Fischer

Cordeiro – CE 2º TEN. BM Sérgio Rodrigues da Silva

Três Rios – CE CB BM Flávio Uanderson Rodrigues de Freitas

Volta Redonda – CIEP 403 Maria de Lourdes Giovanetti Cívico-Militar

Miguel Pereira – CIEP 494 Alexandre Carvalho Cívico-Militar

ERRATA: Inicialmente, informamos de maneira equivocada que o Ciep Djalma Maranhão seria a primeira escola de Itaguaí a receber o modelo cívico-militar. Na verdade, é a primeira unidade estadual, já que o Ciep 300 Municipalizado Prefeito Vicente Cicarino adota o programa desde o início deste ano. O erro foi corrigido.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com