Escolas municipais de Mangaratiba recebem espetáculo de palhaçaria
A comemoração pelo Bicentenário da Independência do Brasil foi no mês passado, mas nunca é demais relembrar a grandeza do acontecimento. Principalmente se o público-alvo for a criançada. Ainda no clima do Dia das Crianças, o espetáculo “Didi e Patuvê, Perdidos no Caminho da Independência” chega na quinta-feira (13) a dois colégios municipais de Mangaratiba para misturar fatos e fantasia em apresentações gratuitas.
As escolas que vão receber a visita da dupla são as seguintes: EM Diogo Martins, no bairro Nova Mangaratiba, das 10h às 13h; e EM Antônio Cordeiro Portugal, na Serra do Piloto, a partir das 15h30.
O projeto – que realiza intervenções cênicas e recreativas em comunidades tradicionais de Itaguaí, Mangaratiba, Piraí e Rio Claro – refaz o caminho real de Dom Pedro I até às margens do Rio Ipiranga. Em cena, a Palhaça Patuvê (Lisane Irala) e o Palhaço Didi (Adriano Evangelista) narram, de maneira crítica e lúdica, os principais fatos desta trajetória – além de citarem os principais fatores econômicos, sociais, culturais e políticos que levaram ao famoso grito.
Com isso, o espetáculo pretende fazer a criançada voltar 200 anos na história: “O projeto busca, por meio da palhaçaria, despertar o olhar do público-alvo e destacar o modo de vida da sociedade de 1822”, afirma Mirian Bondim, consultora histórica do projeto.
DUAS ETAPAS
Esta, na verdade, será a segunda visita de Didi e Patuvê a essas escolas. Como o projeto se divide em duas etapas, a dupla já havia tido um momento de brincadeiras e convivência com os alunos no mês de março – a sessão complementar não ocorreu no dia seguinte por questões internas das escolas. Agora, na quinta, o reencontro vai acontecer, finalmente.
E como se trata de uma peça interativa, durante a sessão, as crianças vão poder interpretar os personagens e decidir o rumo das cenas junto com os palhaços aventureiros.