Prefeito Rubem Vieira recebe título de Cidadão Itaguaiense
O ATUAL fez matéria sobre a solenidade de aniversário da cidade que a Câmara de vereadores faz todos os anos, questionando a falta de informações e a burocracia para credenciamento da imprensa. Para ler, clique aqui.
A dúvida até então era se o nome “Rubem Vieira de Souza”, incluído na lista de agraciados, era ou não um homônimo do prefeito de Itaguaí. Bem, de fato, era o próprio prefeito, que agradeceu a honraria e publicou uma foto na sua página pessoal no Facebook com a placa que marca o recebimento do título.
Além de Rubem, outros 41 agraciados receberam seus títulos na tradicional cerimônia, que aconteceu na manhã de terça-feira (5). De acordo com informações da Câmara, apenas os homenageados e seus acompanhantes – além dos vereadores, é claro – compareceram.
AUTORIDADES COMPARECERAM
A composição da Mesa foi a seguinte: o Presidente do Legislativo, vereador Gil Torres (União Brasil); o prefeito Rubem Vieira; o vice-prefeito Valtinho Almeida; o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz; e os agraciados Jorge Antônio de Oliveira Francisco – Ministro do Tribunal de Contas, e o vereador da cidade do Rio de Janeiro – Luciano Vieira (PL).
Luciano foi quem indicou Gil Torres para receber a Medalha Pedro Ernesto, fato que aconteceu no dia 27 de junho, na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro.
O agraciado com a medalha de Honra ao Mérito São Francisco Xavier, maior honraria da cidade, foi o Governador Cláudio Castro. O chefe do Executivo estadual não compareceu, mas mandou representante: o chefe de gabinete, Antônio Carlos dos Santos.
ATRAÇÕES MUSICAIS
A abertura ficou por conta da Corporação Musical BAMITA, que, sob a direção de Davi Simões, executou o hino nacional e apresentou uma homenagem a Heitor Villa Lobos em referência ao centenário da Semana de Arte Moderna. A corporação tem a coordenação de Felipe Rodrigues, Felipe Cardoso e Alan Oliveira.
Ainda de acordo com informações que a Câmara divulgou para a imprensa, houve um tema na cerimônia (algo inédito): “Natureza Exuberante”. Por isso, durante o cerimonial, houve a exibição de um vídeo institucional que ressaltou as belezas naturais do município.
Este ano cada vereador agraciou três personalidades, seja com o Título de Cidadão Itaguaiense (para nascidos em outros municípios que reconhecidamente tenham prestado relevante serviço a Itaguaí, ou que na cidade tenham se destacado); seja com o Título de Cidadão Benemérito (para pessoas nascidas no município que reconhecidamente tenham prestado relevante serviço ou que tenham se destacado pela atuação exemplar na vida pública e particular).
Após a entrega dos títulos discursaram o prefeito Rubem Ribeiro, o agraciado Jorge Antônio de Oliveira Francisco (Ministro do Tribunal de Contas) em nome de todos os agraciados e o presidente Gil Torres.
A comemoração pelo 204º aniversário de emancipação político-administrativo do município de Itaguaí foi encerrada com uma apresentação do músico Gustavo Souza e do servidor Rômullo Leite, que cantaram o hino de Itaguaí. Depois da cerimônia houve uma recepção no salão José Carlos Amorim, que contou com a apresentação do saxofonista Emerson Araújo.