Supermercados Guanabara faz 27 anos e traz de volta evento com promoções
O que deu origem a vários memes na internet, vídeos engraçados e histórias inusitadas está de volta: o Aniversário Guanabara. O evento já entrou para a cultura brasileira, virou sinônimo de tumulto bem-humorado, gente se esbarrando pelos corredores, brigando por produtos e filas quilométricas com carrinhos abarrotados de produtos por causa das promoções que a empresa divulga em uma abrangente campanha de mídia. Ano passado o evento não aconteceu por causa da pandemia, mas no 27º ano de existência do mercado popular ele está de volta, com algumas mudanças para evitar aglomerações.
Em Itaguaí, o Guanabara fica na Rua Doutor Curvelo Cavalcanti, 758.
O conceito continua o mesmo: preços muito, mas muito competitivos. Haverá distribuição de produtos em paletes por toda a loja e mais agilidade na reposição de itens, a pedido dos clientes. Não haverá sorteios de prêmios. A expectativa é seguir com a ação por mais de 40 dias. Tudo isso começa a partir desta quinta-feira (21).
Em comunicado à imprensa, o Guanabara avisa que a edição deste ano terá promoção em vários segmentos: cereais, carnes, bebidas, enlatados, produtos de beleza, limpeza e infantil. Durante o período promocional haverá um rodízio de produtos em oferta para que os clientes possam adquirir o que considerarem necessário.
CAUTELA E CALMA
A expectativa dos responsáveis é evitar justamente aquilo que celebrizou o evento de aniversário com promoções: a espera aflita pela abertura das portas das lojas, seguida de um corre-corre desenfreado em busca dos produtos, com disputa entre os clientes. Não é isso que os organizadores querem ver neste ano. Por isso, pedem cautela e calma ao clientes que vão poder comprar o que quiserem, por um tempo maior.
Por esta razão, a rede aconselha aos clientes comprarem somente o necessário, já que o momento não é propício para fazer estoque. O objetivo do retorno do Aniversário é homenagear os clientes que por mais de um ano aguardaram pela ação.
De acordo com o diretor de marketing do Supermercados Guanabara, Albino Pinho, a decisão foi difícil, pois é preciso manter cautela e cuidar de todos os detalhes: “Os nossos clientes estão pedindo muito pelo Aniversário, já que sabem que os preços são mais em conta. Estamos fazendo uma equação aqui para atender a todos, mas também não podemos gerar grande acúmulo de pessoas”, explicou Albino.
Albino esclarece ainda que foram realizadas várias reuniões com fornecedores de todo o Brasil para que conseguissem realizar o Aniversário num formato mais contido. E explica a decisão pela volta do evento: “Não podemos frustrar nossos clientes, pois ano passado não realizamos. Este ano muitos economizaram para o Aniversário. Esse é o momento em que a empresa devolve aos clientes, em forma de ofertas, o carinho que recebe ao longo do ano”.
A empresa alerta para os clientes irem às lojas com calma, sem pressa para não gerar aglomeração, pois haverá produto para todos. Também lembra a que é preciso que todos cumpram as normas determinadas pelos órgãos de saúde como: usar máscara, manter o distanciamento de 1,5m e priorizar que apenas um membro da família vá ao mercado.
A campanha de marketing terá Ivete Sangalo, que celebra o décimo ano como garota propaganda do evento. Criada pela agência Fullpack, o material será nas redes sociais, na TV aberta, meios impressos e online, além de rádio e mobiliário urbano.
“Este ano voltamos, mas ainda não poderemos comemorar como gostaríamos. Em 2022 esperamos celebrar do jeito que queremos e sabemos fazer”, finaliza Albino Pinho.
NORMAS DE SEGURANÇA
É importante lembrar que a rede segue todas as medidas de higienização e segurança em suas lojas, incluindo sanitização dos carrinhos, limpeza constante dos salões e áreas de trabalho, além de utilizar álcool gel e produto sanitizante à base de quaternário de amônio em todos os caixas. Os clientes têm sua temperatura aferida na entrada, e é obrigatório o uso de máscaras no interior das lojas.
A empresa disponibilizou EPIs para todos os funcionários, incluindo dois tipos de máscaras, uma de proteção facial e a outra face shield, além de acrílico em todos os caixas e marcação de distanciamento nos pisos.
Até o dia 26 de outubro, todas as lojas abrirão às 7h. No dia 21, os clientes que estiverem na porta de entrada ou do estacionamento terão a temperatura aferida antes da abertura da loja.
SOBRE O EVENTO
O Aniversário Guanabara, considerado um marco no varejo, atrai pessoas de vários estados do Brasil. O evento conquistou positivamente a mídia em diversos países e chegou a ter repercussão na imprensa internacional. Em 2019, o Aniversário Guanabara mobilizou 23 mil pessoas diretamente e vendeu, em apenas dez dias, mais de 15 milhões de latas de cerveja, cerca 8 milhões unidades de leite condensado e quase 7 milhões de unidades de sabonete. Ao todo, a rede ofereceu descontos em 2 mil produtos de 550 fornecedores. Foram colocados à disposição dos clientes 45 mil carrinhos de compras, além de sorteio diários de um automóvel e vale-compras. Apenas no primeiro dia do evento da edição de 2019, cerca 450 mil pessoas passaram pelas 26 lojas da rede.