Mangaratiba amplia atendimentos e exames para Covid-19
NORMATIVA A Secretaria de Saúde de Mangaratiba divulgou o novo protocolo clínico de atendimento para a Covid-19 no município. De acordo com a secretaria, a normativa, que passou a valer nesta quinta-feira (10), altera o fluxo de acolhimento e amplia a oferta de atendimentos e exames relacionados a Covid (para casos suspeitos) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.
A Prefeitura de Mangaratiba informou que a partir de agora, além do Hospital Municipal Victor de Souza Breves (HMVSB), as Unidades Básicas de Saúde de Itacuruçá, Muriqui, Conceição de Jacareí e Ranchito também vão oferecer testes SWAB (PT-PCR) e de Sorologia (quando indicado) para diagnóstico da Covid. Os testes serão realizados para casos suspeitos, que já tenham passado por avaliação médica, as quais também serão oferecidas nestas unidades.
Segundo a prefeitura, nas UBSs os exames serão realizados de segunda a sábado, das 08h às 14h. Se a solicitação for prescrita pelo médico a partir deste horário, o exame será realizado no dia seguinte. Já nas ESFs, o atendimento médico para diagnóstico inicial da Covid-19 continuará sendo oferecido normalmente.
A Secretaria de Saúde ressalta, que nestes locais não haverá oferta de exames. Os testes SWAB e de Sorologia, quando indicados pelo profissional de saúde, serão realizados nas UBSs ou no HMVSB. A secretaria informou ainda que o Hospital Municipal Victor de Souza Breves continua sendo a unidade de referência para atendimento de casos graves da doença.
FLUXO DE ATENDIMENTO
A Secretaria de Saúde informa que com o novo protocolo, todas as unidades de saúde de Mangaratiba (HMVSB, UBSs e ESFs) estarão aptas a realizar o atendimento inicial para diagnóstico da Covid. Qualquer pessoa que estiver com sintomas da doença deverá procurar a unidade de saúde mais próxima de seu endereço para passar por avaliação médica.
Ainda de acordo com a secretaria, tanto nas ESFs, UBSs ou no HMVSB, quando confirmada a suspeita da doença, o paciente será orientado, notificado e deverá ainda, preencher um termo de responsabilidade de isolamento. Esse documento será pertinente ao paciente e seus familiares, onde todos ficam cientes que deverão cumprir quarentena é só sair de casa em caso de emergência médica.
A secretaria ressalta que o protocolo também dá orientações específicas para o caso de prescrição de exames complementares, que ficarão a critério médico.
REALIZAÇÃO DOS EXAMES
O exame SWAB (PT-PCR), para a eficácia do diagnóstico, só poderá ser realizado entre o 1° e o 7° dia de início dos sintomas. Já os testes sorológicos (rápidos ou sorologia para COVID), quando prescritos, só deverão ser realizados a partir do 10° dia de sintomas.