Mais uma vítima de violência resgada pela Ronda Maria da Penha em Mangaratiba
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA A Prefeitura de Mangaratiba informou que a Ronda Maria da Penha da Guarda Municipal de Mangaratiba resgatou, no fim de semana, mais uma vítima de violência doméstica na cidade. De acordo com a prefeitura, os agentes foram acionados pela Central de Denúncias da Guarda Municipal (GM), o número 153, e conseguiram evitar um possível caso de feminicídio.
Segundo o comando da Ronda Maria da Penha, as equipes foram acionadas pela própria vítima após ser agredida a pedradas pelo companheiro. O homem chegou a colocar fogo do veículo do casal e ameaçou de fazer o mesmo com a mulher. Em poucos minutos os agentes chegaram até a residência da vítima, em Conceição de Jacareí, e conseguiram resgatá-la.
Ainda segundo o comando da Ronda Maria da Penha, o agressor fugiu pela mata e a 165° DP (Mangaratiba) foi acionada para tomar os devidos procedimentos criminais. A prefeitura informou que neste momento, a mulher encontra-se fora de perigo e já foi acolhida pela rede municipal de proteção às vítimas de violência.
TRABALHO INTEGRADO
Além de atuar em situações emergenciais de violência e garantir a devido acolhimento às pessoas com medidas protetivas em vigor, a Ronda Maria da Penha ainda faz um trabalho integrado com outros órgãos da cidade. Essa parceria é realizada com a 165° DP, com o Centro de Referência Especializado em Atendimento à Mulher (CREAM), e com a Secretaria Municipal de Saúde, que por meio da sala lilás no HMVSB e do Programa Arte Viva, oferece atendimento especializado às pessoas em situação de violência.
A prefeitura ressaltou que a Ronda Maria da Penha pode ser acionada 24 horas por dia pelo número 153.