Pesquisa aponta Professor Lucas na frente na disputa pela Prefeitura de Seropédica
DISPUTA ACIRRADA O Instituto Gerp, que tem 37 anos de atividades em pesquisas de mercado e de opinião pública, divulgou uma pesquisa que aponta o Professor Lucas liderando as intenções de voto para a Prefeitura de Seropédica. Segundo o instituto, o candidato do PSC aparece com 34% das intenções de voto, seguido pelo atual prefeito Anabal Barbosa de Souza (PDT), que tem 33%, o que configura empate técnico entre ambos. Em seguida vem Luciano da Rede Construir (PL), com 2%; e Adonis Teixeira, com 1%. A candidata Dra. Glória não foi citada por nenhum dos entrevistados.
O resultado da pesquisa aponta pela primeira vez um candidato com chances reais de derrotar o atual prefeito Anabal Barbosa de Souza, que tem uma administração marcada por vários embates com o Poder Legislativo. A disputa acirrada mostra uma divisão entre os munícipes, fazendo com que muitos militantes tenham abandonado campanha de antigos aliados, migrando para outras candidaturas, num movimento semelhante ao que se observou nas últimas campanhas eleitorais em nível nacional, estadual e, também, a municipal no Rio de Janeiro, quando os eleitores fizeram suas opções levando em conta a rejeição a um dos postulantes com mais chances de vitória.
O Instituto Gerp ouviu 400 pessoas entre os dias 7 e 10 de novembro e a margem de erro da pesquisa é de 5 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, sob o protocolo 06842/2020. Segundo o Gerp, a pesquisa é do tipo quantitativa, levantando percentuais para variáveis estudadas a partir de questionário previamente elaborado. As entrevistas fora realizadas pessoalmente e os entrevistados foram selecionados por cotas em função das variáveis sexo, faixa etária, religião, nível de instrução, renda do chefe do domicílio e área de residência.
Anabal tem maior índice de rejeição
ANABAL TEM a reeleição ameaçada por ter o maior índice de rejeição entre os candidatos
O Instituto Gerp quis saber também quem, entre os postulantes à Prefeitura de Seropédica, tem o maior índice de rejeição. Nesse quesito, o atual prefeito, Anabal Barbosa de Souza se destaca, com 25% dos entrevistados dizendo que não votariam nele de jeito nenhum. Em seguida aparecem Professor Lucas, com 10%; Luciano da Rede Construir, com 7%; Adonis Teixeira, com 1%; e Dra. Glória, também com 1%. Entre os entrevistados, 16% disseram que poderiam votar em qualquer um dos candidatos, enquanto 8% sinalizaram que não votariam em nenhum deles. Os que não responderam ou que declararam não saber somaram 33% dos entrevistados.