Prefeitura anuncia estreia de leitos vermelhos em unidades básicas de saúde 24h de Mangaratiba
Se por um lado a pandemia do coronavírus em escala global culminou em uma grave crise financeira nos governos do país e com a escassez no mercado de equipamentos e produtos hospitalares essenciais à saúde, por outro está provocando uma onda de boas ações e atitudes solidárias em apoio ao sistema de saúde dos municípios e estados do Brasil. A atitude colaborativa vem permitindo que seja possível equipar, preparar e dar suporte às unidades de saúde e a todos os profissionais que estão na linha frente do combate à covid-19.
A Prefeitura de Mangaratiba, por exemplo, comemora o fato de que a roda da solidariedade envolve empresas, o Governo do Estado e municípios parceiros, que se sensibilizaram com o atual momento que a cidade enfrenta e fizeram doações para auxiliar a Secretaria Municipal de Saúde na guerra contra o novo coronavírus.
Segundo acentuou a secretária de Saúde de Mangaratiba, Sandra Castelo Branco, uma das doações mais significativas foi a de 10 kits de suporte à vida, sendo 10 respiradores e 10 monitores multiparâmetros, feita pela Prefeitura do Rio. Ela assegura que a chegada desses equipamentos vai permitir melhor estruturar o Hospital Municipal Victor de Souza Breves (HMVSB) para o tratamento de pacientes com covid-19 e também, possibilitar a implantação dos primeiros leitos vermelhos nas unidades básicas de saúde (UBSs) 24h do município.
Para a secretária Sandra Castelo Branco, a doação entrará para a história da saúde de Mangaratiba. “É um fato inédito para o nosso município. Com esse reforço que recebemos da Prefeitura do Rio, através da sensibilidade do prefeito Marcelo Crivella e da secretária Beatriz Busch, vamos conseguir ampliar o atendimento no HMVSB e nas UBSs 24h, que passarão a ter suporte para pacientes graves pela primeira vez”, frisou ela.
Ainda de acordo com Sandra Castelo Branco, dos dez kits de suporte à vida recebidos, sete serão instalados no HMVSB e outros três vão ser direcionados para as UBSs 24h de Itacuruçá, Conceição de Jacareí e Muriqui. “Quero agradecer mais uma vez ao prefeito da cidade do Rio, Marcelo Crivella, pelo ato de solidariedade que teve por Mangaratiba nesse momento tão importante e difícil que enfrentamos na saúde, e a atenção da secretária de Saúde, que de imediato nos atendeu e nos recebeu com um cuidado todo especial. Muito obrigado! Através da boa ação de vocês vamos escrever um feliz e novo capítulo na história da saúde de Mangaratiba”, destacou o prefeito Alan Bombeiro.
A Prefeitura de Mangaratiba informou também que além dos 10 respiradores e 10 monitores multiparâmetros, o município também foi beneficiado com a doação de duas ambulâncias, uma van para transporte de pacientes, 480 litros de álcool gel, 86 mil máscaras, 406 mil pares de luvas, 100 óculos de proteção, 120 aventais, quatro tendas, cerca de dois mil kits de testes rápidos para covid-19 e protetores faciais.