UFRRJ produz vídeos sobre sistema de gestão do patrimônio genético
Com o objetivo de esclarecer eventuais dúvidas sobre o cadastro e a utilização do Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) anunciou que está preparando uma coletânea de vídeos chamada “O SisGen e a minha pesquisa”.
Produzidos pelos integrantes da Comissão SisGen/UFRRJ, os vídeos também trazem informações de atividades experimentais e teóricas que são desenvolvidas na Universidade e envolvem biodiversidade brasileira.
Segundo nota publicada no site da instituição, o patrimônio genético a que se refere o sistema é o conjunto de informações sobre espécies vegetais, animais, microbianas ou espécies de outra natureza, inclusive dados sobre substâncias oriundas do metabolismo desses seres vivos. Ainda de acordo com o site, o conhecimento tradicional associado diz respeito às práticas de população indígena, comunidade tradicional ou agricultor tradicional sobre as propriedades ou usos associados ao patrimônio genético.
O site informa ainda que o primeiro vídeo foi divulgado na quarta-feira (17), no canal da Universidade no YouTube, com uma apresentação da professora Patrícia Golo, do Departamento de Parasitologia Animal do Instituto de Veterinária da UFRRJ.
Através de inscrição no canal youtube.com/universidaderural é possível ativar as notificações para acompanhar os próximos lançamentos. O SisGen foi criado pelo Decreto nº 8.772, de 11 de maio de 2016, que regulamenta a Lei nº 13.123, de 20 de maio de 2015, como um instrumento para auxiliar o Conselho de Gestão do Patrimônio Genético na gestão do patrimônio genético e do conhecimento tradicional associado. A lei não se aplica ao patrimônio genético humano. Para saber mais sobre o tema, é só acessar a página: http://institucional.ufrrj.br/sisgen/