Mangaratiba anuncia adesão à campanha de vacinação contra a meningite
Na próxima terça-feira (9) começa a campanha nacional de vacinação contra a meningite ACWY, mobilização direcionada ao público-alvo formado por adolescentes de 11 e 12 anos. A Prefeitura de Mangaratiba, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que a imunização poderá ser feita nas salas de vacinação das unidades básicas de saúde de Itacuruçá, Muriqui, Ranchito e Conceição de Jacareí e, também, nas sedes dos programas estratégias de saúde da família de Ibicuí, Ingaíba, Praia Grande, Serra do Piloto e São Sebastião. O atendimento é das 8h às 16h.
De acordo com a SMS de Mangaratiba, o objetivo da introdução da vacina meningocócica ACWY (conjugada) no calendário básico vacinal para os adolescentes tem o intuito de garantir a oferta da vacina contendo o sorotipo C para a população-alvo da vacinação, suprindo assim as necessidades de demanda do país. Esse tipo de vacina também protege os adolescentes contra o grupo W da doença, considerando a sua significativa gravidade.
Para receber a dose da vacina contra os tipos ACWY de meningite, os responsáveis pelos adolescentes devem procurar uma das salas de vacinação nos locais indicados e apresentar caderneta de vacinação, Carteira de Identidade, CPF ou Cartão do SUS.
A SMS de Mangaratiba reforça que para receber a dose da vacina basta procurar uma das salas de vacinação nos locais indicados e apresentar um documento como caderneta de vacinação, podendo ser Carteira de Identidade, CPF ou Cartão do SUS. Os adolescentes de 11 e 12 anos devem receber a dose da vacina meningocócica ACWY, independentemente de terem recebido anteriormente a vacina MenC (conjugada) ou a dose de reforço. O objetivo do Ministério da Saúde (MS) é alcançar uma cobertura vacinal maior ou igual a 80% do público-alvo em todo o território nacional.
Segundo o MS, a meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Ela pode ser causada por vírus ou por bactéria, que é mais grave. O risco de contrair a doença é maior entre crianças menores de cinco anos, principalmente até um ano, no entanto, a meningite pode acontecer em qualquer idade. A vacina ACWY, imunizante conjugado, que protege contra quatro sorotipos de meningite bacteriana (a mais grave): A, C, W e Y, é a aplicada em adolescentes de 11 e 12 anos. Dessa forma, pais e responsáveis por esse público-alvo devem procurar a unidade básica de saúde mais próxima para garantir sua imunização. Afinal, a prevenção é o melhor remédio!