CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

Federal Rural do Rio de Janeiro celebra acordo com universidade alemã

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) anunciou a celebração de um acordo com a Technische Hochschule Köln (TH Köln), da cidade de Colônia, na Alemanha, oficializando declarações mútuas de intenção, com o objetivo de estabelecer e intensificar a colaboração no campo da gestão de recursos naturais e em atividades conjuntas de pesquisa, incluindo a criação de mecanismos de incentivo de intercâmbio entre estudantes e equipe acadêmica das instituições.

Na avaliação da reitoria da Reitoria da UFRRJ, a celebração do acordo com a TH Köl (Universidade de Ciências Aplicadas) representa um importante mecanismo de cooperação para ambas as universidades. Com duração inicial de cinco anos, a parceria coroa uma negociação que vem sendo potencializada já há alguns anos, e que em fevereiro de 2020 ganhou forma por meio da assinatura de um memorando de entendimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na página da UFRRJ na internet um texto explica que ao longo de 2019, relevantes atividades foram efetivadas em conjunto, como, por exemplo, o seminário sobre o projeto Transformation of Brazilian Organic Residue Masses into Recyclable Materials and Energy Sources (Trabbio), realizado em maio, no auditório Aldo Peixoto da UFRRJ no câmpus de Campos dos Goytacazes (CCG). Através do projeto Trabbio foram estabelecidas metas e responsabilidades entre as entidades parceiras.

Ainda segundo o texto, no mesmo ano, seguindo os desdobramentos da reunião, ações de pesquisa foram desenvolvidas. Já em outubro foram realizados a instalação de experimentos de campo e avaliação e otimização de um protótipo de colhedora de cana-de-açúcar para pequenas propriedades. Em novembro foi recebido no CCG o primeiro estudante de mestrado do projeto.

A Reitoria da UFRRJ considera que a oficialização da parceria reforça a tendência de resultados de positivos, criando a perspectiva de que nos próximos anos haja um maior intercâmbio de experiências, resultando em mais trabalhos de impacto. A TH Köln foi fundada em 1971, a partir da fusão de várias faculdades menores, a mais antiga delas era a Royal Provincial Trade School, de 1833. Suas atividades visam avanços culturais e tecnológicos de alta relevância social e buscam contribuir substancialmente para a solução dos desafios sociais.

Uso ambientalmente amigável de materiais energéticos
Iniciado em 2019, o projeto Trabbio visa o desenvolvimento e implantação de tecnologias eficientes e inovadoras para o uso ambientalmente amigável de materiais energéticos, oriundos da biomassa da cana-de-açúcar. O projeto é liderado pela Clausthal Institute of Environmental Technologies (CUTEC) da Clausthal University of Technology e pelo Institute for Technology and Resources Management in the Tropics and Subtropics (ITT) da Technical University of Cologne, ambos da Alemanha. A UFRRJ, através do CCG, é parceira do projeto e atua em conjunto com a Embrapa Solos, o Departamento de Engenharia de Metalúrgica e de Materiais da Universidade Federal de Minas Gerais, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro e a Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
UMA DAS atividades que ajudou a consolidar a parceria foi o seminário sobre o projeto Trabbio, no campus da UFRRJ, em Campos (FOTO DIVULGAÇÃO CCG/UFRRJ)

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com