Caminhos Profissionais – Leandro Lestat — Conectando com a Manu
O entrevistado de hoje é o Leandro Lestat, coordenador pedagógico e professor de inglês. Um professor que tem o dom de ensinar, mostrando que aprender inglês pode ser simples e divertido.
Com quantos anos você se apaixonou pelo inglês?
Comecei a ficar interessado pelo idioma quando fiz 14 anos e como queria entender o que era dito nas músicas de meus cantores favoritos (Madonna, no caso), comprava revistas com as letras das músicas e ouvia os discos na época. Foi o que me ajudou a pegar a pronúncia e também me ajudou a lidar com aprendizagem de novos vocabulários.
Que preparação, quais cursos?
Eu, na verdade, tive a oportunidade de morar com americanos por dois anos. Essa experiência me ajudou muito na questão da comunicação com outras pessoas. Depois dessa experiência, comecei a trabalhar com aulas em cursos de idiomas e escolas. Foi uma ótima oportunidade de aprendizado e com ótimas consequências.
Qual a formação para ensinar o inglês?
Para dar aulas em escolas é necessário ter a graduação em Letras/Inglês. No entanto, para trabalhar em cursos é necessário fazer algumas provas e passar por alguns treinamentos sobre a metodologia do curso. É bem tranquilo e se você gosta de ensinar é uma ótima experiência!
Qual a diferença de ensinar um idioma para uma criança/adolescente e um adulto?
Basicamente, a forma de transmitir o que será ensinado. Com crianças /adolescentes, o foco é o vocabulário. Por isso, usamos muitos jogos e brincadeiras, para que a experiência seja agradável a todos. Já o adulto está interessado em aprender expressões, frases e situações que possam ser aplicadas em seu cotidiano. O importante é sempre ter uma contextualização para o que será ensinado. O aluno precisa saber colocar o que está vendo em prática.
Hoje em dia qual a importância de falar inglês e outros idiomas?
It´s extremely important. Nowadays, if you don´t speak English, many opportunities can be lost. The whole world uses this language, so it´s essential for people to learn it in order to have better experiences, especially when it is related to the labor market. If you speak English and other languages as well, you will have more chances of getting that job you´ve always wanted or traveling abroad to study, work or make new friends.
Você tem alguma dica para quem quer ficar fluente no inglês?
Do everything you like using English .If you like music, listen to English songs. If you like Netflix series, watch them in English with Portuguese subtitles at first. After some time, try to start watching with both audio and subtitles in English .It will be hard at first, but your mind will start getting used to that .When you realize, you´ll be watching and getting the main idea, which is the most important. You don´t need to understand each word. Don’t get desperate. Just try to get the context and everything will be clear!
Qual conselho você daria para quem é apaixonado por inglês e quer trabalhar com ensino deste idioma?
Comece a ensinar aquele seu amigo que tenha alguma dificuldade. Comece a desenvolver empatia com o outro. Esse é um dos passos principais. Em seguida, procure se qualificar, fazendo um curso de idiomas no qual você possa ter recompensas significativas no final. O curso precisa oferecer a oportunidade de obter uma certificação internacional. É um dos requisitos primordiais hoje em dia. Procure se especializar fazendo uma faculdade de letras ou se você já tem uma graduação, procure fazer uma pós-graduação na área de tradução, por exemplo. E o principal, tenha paixão pelo que faz e todas as coisas e recompensas virão automaticamente.