Prefeitura de Itaguaí alerta para ventos fortes
Aviso recomenda à população que evite se aproximar de árvores, postes, placas e estruturas frágeis
Na manhã desta quarta (5), a Defesa Civil alertou sobre a possibilidade de ventos moderados a fortes nos próximos dias. O aviso foi emitido em razão da atuação de um sistema de alta pressão atmosférica e da aproximação de uma frente fria no estado do Rio de Janeiro.

A mensagem informa que o alerta permanecerá em vigor entre as 20h desta quarta-feira (5) e as 23h59 de sexta (7). A previsão indica a ocorrência de ventos de intensidade moderada a forte, com maior risco de rajadas ao longo do período.
O comunicado foi divulgado um dia depois de a cidade do Rio de Janeiro entrar no Estágio 2 de monitoramento, às 19h de terça-feira (4), em razão da previsão de ventos moderados a pontualmente fortes, com rajadas de até 76 quilômetros por hora, principalmente na Zona Oeste e nas áreas litorâneas da capital.
Seguindo o alerta emitido para a cidade vizinha, a prefeitura de Itaguaí também divulgou um alerta meteorológico, recomendando à população que evitem se aproximar de árvores, postes, placas e estruturas frágeis, bem como a recolher objetos soltos em quintais, varandas e telhados.
Previsão para os próximos dias
De acordo com o alerta, a previsão é a seguinte:
- Quarta-feira (5): ventos moderados, com possibilidade de rajadas fortes em alguns momentos do dia;
- Quinta-feira (6): ventos moderados, com períodos de maior intensidade;
- Sexta-feira (7): ventos moderados a fortes ao longo do dia, além da possibilidade de chuva fraca a partir da tarde.
As autoridades alertam que as rajadas podem provocar a queda de árvores e galhos, destelhamentos, interrupções no fornecimento de energia elétrica e danos em placas, tapumes e outras estruturas metálicas.
Recomendações da Defesa Civil
A orientação é que a população evite permanecer próxima a árvores, postes, andaimes e objetos que possam ser arremessados pela força do vento. Também é importante redobrar a atenção em áreas abertas e acompanhar os comunicados emitidos pelos órgãos oficiais.
O alerta chamou a atenção dos moradores de Itaguaí por causa dos estragos provocados pelo vendaval registrado na semana passada, quando diversos bairros ficaram sem energia elétrica, houve quedas de árvores e foram registrados danos em residências e estabelecimentos comerciais.
Em caso de emergência, os números 193 e 199 podem ser acionados.
Leia também:









