Plano cita EcoTec da UFRRJ como solução para o desenvolvimento do Rio

Documento da RioAgora.org destaca parque ecotecnológico em Seropédica entre propostas para impulsionar inovação e reduzir desigualdades no estado

A organização RioAgora.org apresentou, na segunda-feira (20), em evento no Museu do Amanhã, um Plano de Governo para o Estado do Rio de Janeiro que inclui o Parque EcoTecnológico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) entre as iniciativas consideradas estratégicas para o desenvolvimento socioeconômico fluminense.

Participaram do encontro o pró-reitor de Infraestrutura e Segurança Institucional, Marlucio Barbosa; o diretor-executivo da RioAgora.org, Eloy Oliveira; e o pró-reitor adjunto de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Leandro Dias (FOTO REPRODUÇÃO)

Elaborado ao longo de seis meses, o documento reúne propostas para enfrentar desafios estruturais do estado e orientar políticas públicas de longo prazo. Ele será entregue aos candidatos ao Governo do Estado, ao Senado e aos cargos de deputado federal e estadual. Docentes da UFRRJ participaram da construção do documento. As informações sobre essa participação foram apuradas pela jornalista Michelle Carneiro, da Coordenadoria de Comunicação Social da UFRRJ.

Desenvolvimento regional

O plano propõe que universidades públicas desempenhem papel mais ativo na promoção do desenvolvimento econômico, aproximando pesquisa científica, empresas, infraestrutura e políticas públicas, de modo a ampliar a inovação e estimular investimentos em regiões com menor dinamismo econômico.

Nesse contexto, o Parque EcoTecnológico da UFRRJ aparece como uma das iniciativas voltadas à diversificação da economia fluminense, com a Baixada Fluminense tratada como prioridade em áreas como desenvolvimento econômico, planejamento territorial e meio ambiente.

Projeto avança em Seropédica

A inclusão do EcoTec no plano ocorre enquanto a UFRRJ avança em novas etapas para viabilizar o empreendimento. A universidade iniciou estudos técnicos em parceria com o BNDES para estruturar um modelo de concessão de uso de parte de suas áreas em Seropédica, preservando a propriedade pública dos terrenos.

Também apresentou a evolução do projeto à Finep, ampliando discussões sobre futuras parcerias e a integração do parque com a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Seropédica.

O Parque EcoTecnológico ocupará cerca de 88 hectares do câmpus da UFRRJ em Seropédica, com foco em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, reunindo startups, incubadoras, laboratórios compartilhados e empresas de base tecnológica.

Novos investimentos

O EcoTec terá foco em agroinovação, bioeconomia, tecnologias digitais, saúde, infraestrutura verde e economia de baixo carbono, buscando fortalecer a transferência de conhecimento entre universidade e setor produtivo e incentivar novos negócios na Baixada Fluminense.

Ao incluir o empreendimento entre suas propostas, o Plano de Governo da RioAgora.org amplia a visibilidade de um projeto ainda em fase de estruturação, que vem sendo apresentado pela UFRRJ a instituições federais ligadas ao financiamento da inovação e do desenvolvimento — além de reunir diretrizes para educação, saúde, segurança pública, gestão fiscal, cultura e meio ambiente.

Leia também:

UFRRJ avança com Parque Ecotecnológico em reunião na Finep

UFRRJ avança com estudos do BNDES para uso de áreas em Seropédica

Jose Roberto de Souza

José Roberto de Souza é estudante de Jornalismo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atua como crítico de cinema, jornalista cultural e repórter estagiário do Jornal Atual.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo



Participaram do encontro o pró-reitor de Infraestrutura e Segurança Institucional, Marlucio Barbosa; o diretor-executivo da RioAgora.org, Eloy Oliveira; e o pró-reitor adjunto de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Leandro Dias (FOTO REPRODUÇÃO)