8 principais tendĂȘncias do marketing digital para 2025
O ano de 2025 marca um novo capĂtulo no marketing digital. Com o avanço de recursos tecnolĂłgicos e mudanças no hĂĄbito de consumo, o setor evolui rapidamente, exigindo novas formas de engajar e interagir com o pĂșblico.
âNeste ano, o marketing digital deverĂĄ se fortalecer como um dos pilares para o crescimento dos negĂłcios. Para isso, porĂ©m, serĂĄ exigido melhores planejamentos, agilidade e foco nos reais interesses e necessidades do consumidorâ, avalia JoĂŁo Brognoli, CEO do Grupo Duo&Co, um dos principais conglomerados de marketing digital do Brasil.
Pensando nisso, o especialista lista as oito principais tendĂȘncias que deverĂŁo moldar o marketing digital no ano e como as empresas podem se preparar para essas mudanças!
1. InteligĂȘncia Artificial (IA) e automação
A aplicação da IA tem redefinido o marketing ao permitir interaçÔes mais precisas e personalizadas com os consumidores. Na visĂŁo de JoĂŁo Brognoli, tecnologias como chatbots avançados, sistemas de recomendação e campanhas programĂĄticas otimizam processos em tempo real, aumentando a eficiĂȘncia em etapas como segmentação de pĂșblico e execução de estratĂ©gias.
Dados da Meta mostram que, no Brasil, 79% dos consumidores anseiam por experiĂȘncias de compra personalizadas, evidenciando a necessidade de adotar essas ferramentas para atender Ă s expectativas do mercado.
2. Marketing de vĂdeo e conteĂșdos dinĂąmicos
Neste ano, o formado em vĂdeo continua sendo o mais envolvente quando avaliamos o engajamento, especialmente quando combinados com tecnologias como realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR). JoĂŁo Brognoli explica ainda que conteĂșdos ao vivo e interativos tambĂ©m devem ganhar maior relevĂąncia, permitindo que marcas criem experiĂȘncias imersivas e emocionais.
3. Busca por voz e pesquisa visual
Com o avanço e proliferação das assistentes de voz, como Alexa e Google Assistant, a forma de interação entre os usuårios e a internet tem se transformado a partir de um novo formato. O especialista afirma que as empresas também precisarão adaptar seu SEO (Search Engine Optimization) a essa nova realidade de pesquisas, que passam a ser feitas a partir da oratória e não somente pela digitação.
Além disso, é preciso destacar que a pesquisa por imagens também serå responsåvel por uma reformulação, exigindo que marcas invistam em aspectos visuais e otimização para tecnologias como Google Lens.
4. Privacidade e proteção de dados
Diante do aumento das regulamentaçÔes sobre o uso das informaçÔes dos clientes, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) no Brasil, a proteção de dados se consolida como uma questĂŁo central no marketing digital. Na visĂŁo do CEO da Duo, mais do que nunca, marcas devem ser mais transparentes sobre como reĂșnem, armazenam e utilizam os dados, exigindo uma abordagem Ă©tica e responsĂĄvel.
5. Foco na ExperiĂȘncia do UsuĂĄrio (UX)
Segundo a Deloitte, 90% dos consumidores preferem campanhas hiperpersonalizadas. O nĂșmero reforça a importĂąncia do UX como uma estratĂ©gia indispensĂĄvel. PorĂ©m, JoĂŁo Brognoli destaca que o foco no usuĂĄrio vai alĂ©m de garantir a navegabilidade de um site.
Ele se estende a todas as interaçÔes que os consumidores tĂȘm com uma marca, desde dispositivos mĂłveis e aplicativos atĂ© ambientes de realidade aumentada e virtual. Tal abordagem precisa colocar em destaque o que o usuĂĄrio anseia: simplicidade, rapidez e eficiĂȘncia em cada ponto de contato.
6. Design responsivo
Com o aumento do tempo gasto em dispositivos e a diversidade de tamanhos de telas, o design responsivo passa a ser fundamental em 2025. Sites, aplicativos e e-mails precisam ser adaptĂĄveis a qualquer formato, garantindo uma experiĂȘncia consistente e intuitiva, independentemente do canal utilizado. Tal abordagem abrange ainda as novas interfaces, como dispositivos vestĂveis (wearables) e telas de veĂculos, ampliando os contextos que as marcas devem considerar.
7. Marketing de InfluĂȘncia com microinfluenciadores
Influenciadores pequenos, mas engajados com o pĂșblico, estĂŁo ganhando protagonismo. Para este ano, JoĂŁo Brognoli aposta em um aquecimento deste mercado, que acaba por oferecer uma abordagem mais segmentada e autĂȘntica para as companhias na forma de se conectar com o pĂșblico.
8. Sustentabilidade e responsabilidade social
O consumidor moderno não busca apenas produtos ou serviços, ele também valoriza marcas que compartilhem seus valores. Um estudo da Koin revela que 87% dos brasileiros priorizam empresas com pråticas sustentåveis. Tal cenårio ajuda a entender como adotar pråticas sustentåveis e socialmente responsåveis terå um impacto ainda maior, especialmente entre as geraçÔes mais jovens.
Por Rafael Nunes